Parcela liberada mas não caiu na conta Auxílio Brasil? Aprenda o que fazer para resolver

Parcela liberada, mas não caiu na conta Auxílio Brasil – O programa de transferência de renda do governo federal iniciou mais uma rodada de pagamentos neste mês de julho. No entanto, alguns beneficiários encontram problemas para receber o dinheiro.

O programa era chamado de Auxílio Brasil até dezembro de 2022, na gestão Jair Bolsonaro (PL), e foi renomeado para Bolsa Família em 2023, no retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.

Apesar disso, o termo antigo ainda tem um grande número de buscas na Internet.

Independentemente da nomenclatura, o programa social é pago pelo governo federal por intermédio da Caixa Econômica Federal, que repassa os valores aos beneficiários com direito por meio do Caixa Tem.

E quando a quantia está liberada, mas não cai na conta, o que fazer? É sobre esse assunto que o Guia do Ex-Negativado falará abaixo. Confira para solucionar o caso!

Como saber se a parcela do Auxílio Brasil (Bolsa Família) está liberada neste mês?

Existem diferentes maneiras de consultar se receberá ou não o benefício social no mês em questão.

Consulte o calendário e verifique quando você receberá:

O pagamento costuma ser agendado cerca de dez dias antes do início do cronograma, que em julho começou no dia 18, terça-feira, continua nesta quarta, 19, e vai até o dia 31.

Sendo assim, a primeira forma de consulta é saber se está no seu dia de receber o benefício. Em julho, esses são os dias de pagamento:

  • NIS de final 1: 18 de julho
  • NIS de final 2: 19 de julho
  • NIS de final 3: 20 de julho
  • NIS de final 4: 21 de julho
  • NIS de final 5: 24 de julho
  • NIS de final 6: 25 de julho
  • NIS de final 7: 26 de julho
  • NIS de final 8: 27 de julho
  • NIS de final 9: 28 de julho
  • NIS de final 0: 31 de julho

Verifique no aplicativo do Bolsa Família ou extrato do Caixa Tem

Consulte um dos aplicativos para confirmar que o dinheiro não foi repassado neste mês.

No caso do Caixa Tem, na opção “lançamentos futuros” no menu extrato é mostrado quando receberá um novo depósito na conta poupança digital.

Também é exibido, como em qualquer banco, as transações anteriores.

Parcela liberada mas não caiu na conta Auxílio Brasil: como resolver o problema

Caso tenha confirmado que sua parcela está devidamente liberada, mas não caiu na conta, os motivos podem ser suspensão do cadastro ou simplesmente uma falha no sistema da Caixa ou do Ministério do Desenvolvimento.

Procure atendimento para resolver o problema

Neste caso, somente atendimento especializado poderá solucionar o problema.

  • Ligue para o número 111, do atendimento da Caixa Econômica Federal; ou
  • Ligue para o número 121, que é do atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social.

Outra opção é buscar um atendimento presencial em uma agência da própria Caixa ou também em um CRAS – pode ser o mesmo onde fez a inscrição para o Cadastro Único.

Caso seja uma falha em algum sistema, o dinheiro cairá na conta em outro momento.

Mas se for o caso de bloqueio ou suspensão do cadastro, um atendimento especializado confirmará e indicará os próximos passos.

Leia mais: Meu CadÚnico: NIS identifica cidadão e datas de pagamento de benefícios (saiba conferir)

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário