Perdeu o título de eleitor? Sim, é possível votar sem título em mãos; entenda mais

27/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Faltando poucos dias para as eleições 2022, as maiores dúvidas dizem a respeito da possibilidade de votar sem título.

Publicidade

Votar sem título – Faltando poucos dias para as eleições 2022, algumas dúvidas que surgem na Internet, quanto ao título de eleitor, dizem a respeito justamente da possibilidade de votar sem título.

As eleições de 2022 terão o primeiro turno no domingo, 2 de outubro, com votações para Presidente da República, Governador do Estado, Deputado Federal, Senador e Deputado Estadual.

Como é de conhecimento público, só podem votar quem tiver tirado o título de eleitor e o documento atualmente constar como regular na Justiça Eleitoral.

Como fazer a consulta do título de eleitor?

A consulta para saber a sua situação eleitoral deve ser feita através do site oficial do TSE ou do aplicativo e-Título.

Basta informar acessar o menu “Situação Eleitoral”, informando seu CPF, nome completo ou número do título (se souber), para receber a informação de que está ou não regular para votar.

como votar sem título em 2022
Perdeu título de eleitor? Saiba como votar sem o título em 2022 (Foto: TSE)

Mas, é possível votar sem título em 2022?

Sim! É completamente possível exercer o poder do voto sem sequer ter o título emitido em mãos, de acordo com as próprias leis eleitorais.

Os brasileiros que perderam o título, ou simplesmente não se lembram onde guardaram o documento, podem votar normalmente portando algum documento de identificação com foto caso lembre a zona e a seção.

Os documentos aceitos na votação são os seguintes, de acordo com a Justiça Eleitoral:

  • RG;
  • Passaporte;
  • CNH;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho.

Perdeu o título e não sabe onde vai votar? Aplicativo e-Título é a solução

Já para quem não sabe a zona e nem a seção onde vota, o aplicativo é-Título pode ser utilizado como título de eleitor.

Trata-se de um app desenvolvido e gerido pela própria Justiça Eleitoral Brasileira, com fins de digitalizar o documento.

Pode utilizá-lo somente quem já fez o cadastramento biométrico do título de eleitor sem necessidade de um documento com foto. Quem ainda não cadastrou a biometria, pode usá-lo portando também um documento com foto.

Como emitir segunda via do título de eleitor?

A emissão acontece no TRE do seu estado, podendo inclusive realizar um agendamento para ser atendido no horário marcado.

Entretanto, como o prazo máximo para uma segunda via de título ser emitida antes das eleições é de até 10 dias antes do primeiro turno, só será possível realizar a emissão após o pleito eleitoral.

Limpar nome no SPC/Serasa: veja o que Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet falam sobre isso

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça