Petrobrás anuncia fim da PPI: entenda o que muda

16/05/2023

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A Petrobrás anunciou o encerramento da PPI, criada por Michel Temer, tendo uma nova mudança no reajuste de preços dos combustíveis.

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A Petrobras divulgou hoje, terça-feira, 16, uma mudança em sua política de reajuste de preços dos combustíveis. O modelo atual de paridade de preço internacional (PPI), implementado durante o governo de Michel Temer, será substituído por uma nova estratégia que levará em consideração não apenas as cotações do petróleo no mercado internacional, mas também as condições do mercado interno.

Fator prioritário será custo alternativo do cliente e valor marginal

A nova política adotará como fator prioritário na precificação o custo alternativo do cliente, juntamente com o valor marginal para a Petrobras.

O custo alternativo do cliente observará as principais opções de fornecimento disponíveis, analisando tanto os fornecedores que oferecem os mesmos produtos quanto aqueles que oferecem produtos substitutos.

A Petrobras, por sua vez, determinará o valor marginal com base no custo de oportunidade, levando em consideração as diversas alternativas disponíveis para a companhia, tais como produção, importação e exportação dos produtos em questão, bem como os petróleos utilizados no processo de refino.

Além disso, as decisões relativas à estratégia comercial estarão sob responsabilidade do Grupo Executivo de Mercado e Preço, que tem em sua composição o presidente da Petrobras, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Política de Paridade de Preços

É válido ressaltar que a política de paridade de preços foi estabelecida em 2016 e não permitia intervenções nos preços praticados pela Petrobras para diesel, gasolina e gás de cozinha.

No entanto, a empresa reafirmou seu compromisso em manter a competitividade em relação ao mercado internacional, mesmo com a adoção desse novo sistema de precificação.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, afirmou recentemente que a empresa continuará seguindo as referências internacionais e mantendo a competitividade no mercado interno.

Resta aguardar os resultados dessa nova estratégia e acompanhar seus impactos no setor de combustíveis.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

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