PicPay cobra taxa de Pix? Saiba em quais situações pode haver cobrança

03/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

PicPay cobra taxa de Pix? Saiba em quais situações pode haver cobrança e saiba quando pode pagar a mais em uma transferência.

Publicidade

PicPay cobra taxa de Pix? – Desde o surgimento do Pix como forma de pagamento, muitas dúvidas ainda existem sobre questões relacionadas a possíveis taxas cobradas pelo uso dessa ferramenta.

O PicPay, um dos bancos digitais com mais usuários no Brasil, é uma das opções para enviar e receber Pix por meio de CPF, dados bancários, número de celular, e-mail ou chave aleatória.

Mas será que há mesmo cobrança de taxa de Pix? Se sim, em quais situações? É o que fomos conferir para esclarecer o tema.

Leia também: Pix taxado? Pix será cobrado a partir de quando? Entenda o que de fato está acontecendo

PicPay cobra taxa de Pix?

Essa pergunta tem duas maneiras de responder: sim e não.

Isso porque, existem diferentes maneiras de enviar um Pix por meio do PicPay, assim como também em outros bancos que oferecem maneiras semelhantes para transferir dinheiro.

Primeiramente, a mais tradicional forma de enviar Pix, que é com o saldo da conta de Pessoa Física, não cobra taxa no PicPay.

A cobrança não existe nessa forma de transferência porque está dentro das regras impostas pelo Banco Central, de que todas as transações feitas por Pessoa Física são gratuitas.

Sendo assim, um usuário de uma conta comum pode enviar ou receber Pix ilimitado no PicPay que não sofrerá nenhum tipo de cobrança de taxa, desde que os envios tenham sido feitos à vista utilizando o saldo da carteira disponível no banco digital.

Mas, há as situações em que um Pix pode, sim, ter taxas.

Quando o PicPay cobra taxa de Pix?

Ainda falando sobre conta de Pessoa Física, um Pix tem taxas quando é feito utilizando o cartão de crédito como forma de pagamento.

Nesse caso, um Pix feito com cartão de crédito, à vista, cobra a taxa fixa do uso do cartão, que é de 4,99%.

Já para pagamentos parcelados, há cobrança adicional de 3,99% a cada parcela como taxa de processamento.

Por exemplo, em um Pix pago em 10 parcelas, os juros serão de 28,2% sobre o valor a ser transferido. O cálculo é exibido na tela de confirmação de pagamento do PicPay.

Ou seja, é fundamental levar em consideração as taxas de um Pix parcelado antes de confirmar a operação, pois o valor será bastante superior ao que estaria sendo transferido de forma à vista.

Além disso, contas PicPay Negócios (Pessoa Jurídica) estão sujeitas à cobrança de uma taxa de 0,99% em cada Pix recebido.

Portanto, essas são as duas formas de Pix que o PicPay cobra taxa em sua plataforma.

Saiba também: Tarifa Pix cobrada para transferência: quais bancos taxam? Assunto ainda repercute

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça