Risco de calote da Light: menos de uma semana para pagar R$ 400 milhões

08/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Companhia já sinalizou, debêntures são vendidos a menos de 30% do valor de face. Com isto possível default da Light.

Publicidade

Calote da Light? – Em meio a um cenário econômico de calote por parte de algumas empresas, os detentores de debêntures já se preparam para um possível default da Light. Isso porque a empresa precisa pagar cerca de R$ 400 milhões em juros e amortizações até o próximo dia 15. Todavia, a Light já sinalizou que pode atrasar quanto aos valores, o que levou as debêntures a desabar.

Presidente da Distribuidora renúncia ao cargo

O cenário na Light já apontava certa complicação, desde Octavio Pereira Lopes anunciou que renunciou ao cargo de presidente da distribuidora e da geradora.

No anúncio, ele também disse que permanecerá como presidente da holding, que é responsável do controle das duas empresas. Assim, Thiado Freire Guth entra na distribuidora e Alexandre Ferreira na geradora.

Isso já foi o suficiente par que muitos detentores de debêntures ficassem inquietos, porém, não foi apenas isso. Circula no mercado a hipótese de que em breve a Light entre com pedido de “tutela de urgência cautelar” em nome da holding. Essa seria uma medida bastante similar à que as Americanas recorreu para suspender a cobrança de dívidas.

Aqui, cabe ressaltar que a própria concessionária não possuiria o poder de entrar com um pedido de recuperação judicial. Em vista disso, a holding poderia entrar com esse processo. Nesse contexto, as debêntures da Light começaram a ser negociadas, na quarta-feira, dia 5, num valor que é 30% a menos do valor da face.

As negociações

Fontes do Valor Econômico afirmaram que a Light se reuniu com debenturistas para discutir a situação. Nessa ocasião, a companhia afirmou preferir que os valores não fossem pagos nesse momento tendo em vista a permanência do valor em caixa. Porém, a notícia não foi recebida com muita ênfase pelas debenturistas.

Enquanto isso, a companhia também anunciou a tentativa de negociar um “standstill” para suspender temporariamente o pagamento das dívidas por 60 dias. No entanto, dado o tempo que resta até o pagamento, as chances desse acordo dar certo são mínimas. Seria necessário mais do que sete dias para que toda a tramitação da negociação acontecesse.

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça