Brasil ocupa a 60ª posição no Ranking de Competitividade (só supera 4 países)

21/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Brasil foi classificado na 60ª posição no Ranking de Competitividade Global, está à frente apenas de 4 países.

Publicidade

No mais recente levantamento divulgado pela escola de educação executiva suíça IMD, o Brasil foi classificado na 60ª posição no Ranking de Competitividade Global. Está à frente apenas da Africa do Sul, Mongólia e seus vizinhos na América do Sul, Argentina e Venezuela. 

Dinamarca lidera ranking e Brasil como poeira

A pesquisa, que engloba diversos indicadores econômicos e é conduzida no Brasil pela Fundação Dom Cabral, analisa também a percepção de executivos e empresários sobre a competitividade de suas respectivas nações.

O ranking global de competitividade destaca a importância de uma série de fatores para o desenvolvimento econômico de um país.

A avaliação dos pontos fortes e fracos permite identificar áreas que precisam de melhorias para aumentar a competitividade e impulsionar o crescimento sustentável.

De acordo com o estudo, o Brasil viu sua posição no ranking ser afetada neste ano, caindo uma posição em relação ao ano anterior.

A mudança foi motivada pela inclusão do Kuwait na lista, o que gerou um reajuste na classificação de diversos países.

Como dissemos de início, o país se encontra à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela em termos de competitividade.

Enquanto isso, a Dinamarca mantém sua posição como país mais competitivo do mundo, seguida pela Irlanda e Suíça. 

Os Estados Unidos subiram para a nona colocação, enquanto a China caiu para a 21ª posição.

Pontos fracos do Brasil

Apesar de melhorias na infraestrutura básica, atração de investimentos, emprego e preços, o Brasil ainda é considerado fraco em áreas como educação, custo de capital, legislação trabalhista, finanças públicas, produtividade e burocracia. 

A percepção é que as empresas brasileiras estão atrasadas na adoção de análises de dados e inteligência analítica, o que afeta sua competitividade.

Veja ainda: 

Além disso, a baixa produtividade está diretamente relacionada à formação de capital humano.

Na América Latina, o Chile é considerado o país mais competitivo. A pesquisa destaca que a Irlanda serve como exemplo de mudança de competitividade após investir em reformas e atrair investimentos perdidos pelo Reino Unido pós-Brexit.

Com informações do Estadão

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça