Call us now:

O reajuste de aluguel é um dos maiores problemas encarados por brasileiros que são inquilinos em imóveis, pois é uma das razões que pode fazer com que o orçamento fique mais apertado ao fim do mês. Saiba detalhes, aqui no Guia do Ex-Negativado, e fique por dentro sobre o que precisa para negociar de forma que não limite o seu bolso.
Em qualquer família que mora de aluguel, essa despesa fixa é uma das que mais pesam no bolso e, por isso, é considerada como uma das grandes prioridades no momento de definir o orçamento familiar.
Com um aluguel que ultrapasse o seu perfil financeiro, certamente faltará dinheiro para outras despesas fundamentais da própria casa e da família.
Como funciona o reajuste de aluguel no Brasil?
Geralmente há reajuste de aluguel quando o contrato de locação completa aniversário (12 meses) ou no momento da renovação desse mesmo contrato.
Mas, fique tranquilo, pois existem regras para limitar aumentos abusivos que possam ser cobrados pelo locador.
Na prática, os ajustes de aluguel são feitos com base nos seguintes índices:
- IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação no país; ou
- Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Se um índice registrou 10% em um ano, o reajuste do aluguel nesse caso tende a ser também de 10%. Em tese, pode ser feito de forma anual, mas varia de um contrato para outra e as negociações entre locador e inquilino.
Como negociar o reajuste de aluguel sem pesar no bolso?
Por existirem dois índices que podem ser usados, o ideal é tentar fazer uma negociação com base naquele que tiver a menor subida.
Comparando os dois índices, no acumulado dos últimos 12 meses, os resultados atuais são os seguintes:
- IPCA: 6,47% de outubro de 2021 a outubro de 2022;
- IPG-M: 6,52% de outubro de 2021 a outubro de 2022.
Como fazer aluguel não pesar no orçamento do mês?
Especialistas em finanças estimam que o valor máximo do aluguel deve ser medido com base no cálculo de 30% do orçamento mensal total da família.
Como exemplo, para ter condições de pagar um aluguel de R$ 1.000,00 por mês, é necessário que a renda mensal seja de pelo menos R$ 3.400,00.