Regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil são divulgadas; saiba mais sobre o tema

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

As regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foram divulgadas pelo Governo Federal. Conheça e saiba se valerá a pena.

Publicidade

As regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foram divulgadas pelo Governo Federal, o que garante que está próximo de finalmente ser liberado para contratação do público-alvo através das instituições financeiras participantes.

O que é empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

É chamado de empréstimo consignado a modalidade de crédito cujo pagamento das parcelas é descontado direto da fonte. Ou seja, do pagamento mensal recebido pelo contratante.

Nos casos dos aposentados e pensionistas, o pagamento da parcela mensal é atrelado ao benefício mensal pago pelo INSS. Já para quem trabalha com carteira assinada, o valor da parcela é retirado do salário antes de chegar à conta do trabalhador.

Já para quem recebe Auxílio Brasil e fizer a contratação do consignado, o valor da parcela será abatido antes de o benefício mensal chegar em sua conta do Caixa Tem.

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), órgão ligado ao Governo Federal, é quem se responsabilizará por realizar o desconto dos benefícios para pagamento do empréstimo todos os meses.

Assim, o beneficiário receberá somente o valor restante após quitar a parcela do mês.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil é regulamentado; conheça as regras

Em Portaria publicada pelo Governo Federal, ficaram definidas algumas das principais regras para a liberação da comercialização do crédito pelos bancos.

A taxa de juros obrigatoriamente não pode passar de 3,5% ao mês.

Cada contrato terá o prazo máximo de 24 meses para quitação das parcelas.

O valor máximo da parcela é 40% do valor do benefício do Auxílio Brasil e leva em consideração o benefício de R$ 400.

Ou seja, a parcela só pode ser de R$ 160. Já o valor total do empréstimo vai depender da taxa de juros e das condições contratadas.

O Governo proíbe a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC), de taxas administrativas, assim como também não permite prazo de carência para iniciar o pagamento das parcelas.

Regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil são divulgadas
Regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil são divulgadas (Foto: Canva Pro)

Comparação com outras taxas de juros do mercado

Segundo publicação na base de dados do Banco Central, o empréstimo vinculado ao benefício do Auxílio Brasil será o mais caro entre os consignados atualmente vendidos no mercado.

Compare as taxas de juros entre os consignados e também com outros produtos oferecidos pelos bancos e emissores de cartão de crédito:

  • Empréstimo consignado para servidores públicos: 1,70%
  • Empréstimo consignado pessoal: 1,85%
  • Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS: 1,97%
  • Empréstimo consignado para trabalhadores com CLT no setor privado: 2,61%
  • Taxa média mensal de juros para pessoas físicas: 3,52%
  • Cheque especial dos bancos: 7,16%
  • Rotativo do cartão de crédito: 13,77%

Se o Auxílio Brasil for cancelado, o empréstimo será desfeito?

Não. As regras do consignado garantem que o contratante terá de seguir arcando com o pagamento das parcelas mesmo que tenha seu benefício do Auxílio Brasil cancelado.

Isto é, nesse caso o ex-beneficiário do programa social terá de se organizar para pagar as parcelas por conta própria até o final do contrato, tirando dinheiro da sua conta. Nessa situação, o Governo Federal não se responsabilizará.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça