Call us now:
Comprovante de residência online – Há inúmeras situações nas quais é necessário ter um comprovante de residência em mãos, seja para conseguir benefício, emprego, matrícula, abrir conta ou contratar serviços bancários ou realizar serviços em órgãos públicos.
Para todas essas situações distintas, a comprovação de residência pode ser emitida sem a necessidade de sair de casa, já que também há diversos documentos que possuem valor jurídico para tal. Saiba mais aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que serve como documento comprovante de residência?
Podem ser usados como comprovante de residência os seguintes documentos:
- Conta de água, luz ou telefone fixo e celular;
- Contrato de aluguel em vigor, com firma reconhecida pelo proprietário do imóvel;
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Demonstrativos ou comunicados do INSS ou da SRF;
- Contracheque emitido por órgão público;
- Boleto bancário;
- Fatura de cartão de crédito;
- Guia/carnê do IPTU ou IPVA;
- Infração de trânsito;
- Laudo de avaliação de imóvel pela Caixa;
- Escritura ou certidão de ônus do imóvel.
Como emitir comprovante de residência online válido no app do banco
Da forma como foi mostrado acima, há diversos documentos que podem ser facilmente acessados pela Internet.
Os mais simples são por aplicativos de banco, das seguintes formas:
- Abra o aplicativo do banco onde você possui conta e faça seu acesso;
- Crie um boleto de depósito de qualquer valor.
Assim você terá um documento de pagamento emitido em seu nome e com o seu endereço. Ou:
- Dentro do aplicativo da sua conta bancária, acesse a sua fatura mensal do cartão de crédito e solicite a impressão ou envio por e-mail;
- Assim, terá o arquivo contendo o seu endereço para onde a sua fatura do cartão de crédito é enviada todos os meses, comprovando sua residência.
Outras formas simples de conseguir comprovante de residência online:
- Baixar a declaração mais recente do seu Imposto de Renda pelo site da Receita Federal;
- Emitir o boleto de pagamento da conta de água ou de luz no site oficial da concessionária;
- Emitir o extrato do FGTS pelo aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa;
- Baixar um documento de infração de trânsito (caso possua) no site do Detran do seu estado;
- Baixar o documento de pagamento de um Guia de Recolhimento da União (GRU) com o seu endereço pelo site da Receita Federal.
Saiba também como autenticar comprovante de residência online
Caso precise de um documento de comprovação de residência autenticado, também é possível obter o “reconhecimento de firma” de forma online, pela plataforma do governo federal, GOV.BR.
Trata-se da Assinatura Eletrônica, que pode substituir juridicamente o reconhecimento de firma em um cartório físico.
Para isso, é necessário apenas ter uma conta gov.br nível prata ou ouro, acessando com seu CPF e senha e solicitando a assinatura eletrônica em um documento da sua escolha.
A assinatura poderá ser verificada através do endereço validar.iti.gov.br para confirmar sua autenticidade, com a frase “assinado digitalmente por”.
Leia também:
- Tem como tirar passaporte online? Qual o valor do documento? As respostas que precisa
- Documentos necessários para abrir conta no Banco do Brasil (pela internet e presencialmente)
- Documentos necessários para abrir conta no Banco do Brasil (pela internet e presencialmente)
- Quais documentos levar no CRAS para obter Bolsa Família: Veja lista e se programe