Saiba como evitar a suspensão do seu Auxílio Brasil pelo CadÚnico

O prazo está cada vez mais próximo de expirar para os cidadãos que estão há mais de dois anos sem atualizar seus dados no Cadastro Único, o que pode fazer resultar na suspensão do Auxílio Brasil.

Benefício que antes se chamava Bolsa Família, o Auxílio Brasil foi rebatizado pelo governo Bolsonaro (PL) e foi lançado no fim de 2020, com novos valores e novas formas de repasse de dinheiro à população dentro do programa.

Atualmente, os beneficiários recebem o valor mínimo de R$ 400 por cota mensal, e que inclusive foi ampliado para R$ 600 deste mês de agosto até o fim de dezembro de 2022, através de uma estratégia eleitoral do governo, por meio da aprovação da PEC 15/22.

Com valores que agradam a população apta a receber o benefício, saber como não sofrer nenhum tipo de suspensão ou cancelamento do seu benefício é fundamental.

Como evitar a suspensão do Auxílio Brasil?

A forma mais comum de um beneficiário ter seu cadastro cancelado é por não atualizar suas informações ou, então, passar a descumprir as regras de renda.

Nos dois casos, é fundamental realizar a atualização do Cadastro Único para não inviabilizar a sua situação no benefício de transferência de renda e também de outros programas sociais do governo.

Quem está sem atualizar o CadÚnico há mais de dois anos tem até o dia 14 de outubro de 2022 para resolverem essa pendência. Caso contrário, terão, sim, o Auxílio Brasil suspenso.

Saiba como evitar a suspensão do seu Auxílio Brasil pelo CadÚnico
Saiba como evitar a suspensão do seu Auxílio Brasil pelo CadÚnico (Foto: Divulgação / PMM)

Já para quem recebe Auxílio Brasil e também o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo é dezembro de 2022.

Isto porque, a atualização do Cadastro Único é a única maneira que o Ministério da Cidadania possui para manter um cidadão entre os cadastrados para os benefícios sociais, conhecendo a situação atual de cada um com os novos dados informados.

Após a data destacada acima, quem não tiver feito a atualização da sua inscrição correrá o risco real de não receber mais o Auxílio a partir de novembro.

Há ainda a possibilidade de a família ter o cadastro excluído do CadÚnico em julho de 2023 caso não venha a atualizar sua situação.

Como consultar a situação do meu Cadastro Único?

Existe um aplicativo especialmente voltado para este fim. Trata-se do App CadÚnico, que pode ser baixado para qualquer celular. Outra possibilidade é pelo site cadunico.cidadania.gov.br.

Nos dois canais de acesso, as famílias podem fazer a consulta através do CPF de quem ficou como o responsável pelo cadastro.

Como atualizar o cadastro e evitar a suspensão do Auxílio Brasil?

No caso de não tiver havido nenhuma alteração nas informações nos últimos dois anos, a família pode confirmar os dados através do próprio aplicativo, sem precisar sair de casa.

Entretanto, se houver alguma alteração nas informações da composição familiar, ou da renda mensal da família, por exemplo, será necessário comparecer presencialmente a um CRAS para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Deixe um comentário