,

Saiba como regularizar MEI atrasado para evitar problemas futuros

27/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como regularizar MEI atrasado e veja como consultar suas pendências para evitar restrições ao Simples Nacional e de acesso ao INSS.

Publicidade

Regularizar o MEI atrasado evita o pagamento de juros, a dívida na Dívida Ativa e a perda do registro no Regime Simples Nacional. Por isso, se você está com as parcelas do Documento de Arrecadação do Simples Nacional em atraso, é importante quitá-las.

Aliás, saiba que para fazê-lo você sequer precisa sair de casa. Confira no Guia do Ex-Negativado como consultar o valor da sua dívida, obter as guias e regularizar o pagamento delas. Assim, evite prejuízos.

Como regularizar o MEI atrasado?

Isso é bastante simples. Basta que o microempreendedor acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual. Veja como fazer:

  • Acesse o PGMEI neste link;
  • Em seguida, digite o número do seu CNPJ e clique em “Continuar”;
  • Então, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” e escolha o ano que deseja consultar;
  • Selecione as parcelas em atraso;
  • Clique em “Apurar/Gerar DAS”, para pagar por boleto, ou “Pagar online” para fazer o pagamento pelo internet banking.

Você também pode obter informações e documentos para pagamento pelo aplicativo MEI.

Perco o CNPJ se não regularizar o MEI atrasado?

Não. O encerramento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica somente ocorre com a solicitação do detentor dela. Para isso, aliás, é necessário que as dívidas do CNPJ estejam em dia.

Consequências da irregularidade do MEI

Ao não regularizar o MEI atrasado, o microempreendedor assume riscos e prejuízos, tais como:

  • Aplicação de multa e juros de mora sobre os valores em atraso;
  • Inscrição na Dívida Ativa;
  • Em caso de inscrição, perda do registro no Simples Nacional;
  • Pela perda do Simples Nacional, então, o cidadão é excluído do Regime da Previdência. Em outras palavras, deixa de ter acesso aos benefícios do INSS.

O primeiro item decorre do simples atraso de pagamento. As demais, por sua vez, são fruto da insistência em não regularizar o MEI atrasado. Por isso, é importante que haja observação do prazo anual de regularização para que ela ocorra.

Qual é o valor do MEI 2023?

Neste ano, o valor mensal da DAS-MEI varia entre R$ 66 e R$ 72. Essa variação se deve ao tipo de atividade que o empreendedor realiza. Ela pode ser de comércio e indústria, serviços ou comércio e serviços.

Para saber direitos e deveres do MEI e de outros formatos de estabelecimento de pessoa jurídica, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra, gratuitamente, informações completas sobre assuntos importantes!

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça