Como sacar o PIS pelo aplicativo – Na última semana de saque das cotas do Fundo PIS/PASEP, a procura sobre informações quanto ao saque através do aplicativo se tornou comum entre os trabalhadores.
O saque está liberado pelo aplicativo FGTS até este sábado, dia 5 de agosto, mas também será possível sacar em outro momento.
Afinal, que tipo de saque do PIS é esse? Como saber se tenho algum dinheiro a sacar e como realizar o saque sem sair de casa? O Guia do Ex-Negativado tira todas as suas dúvidas a partir de agora.
Quem tem direito ao saque do PIS pelo aplicativo?
Antes de mais nada, é necessário destacar que este saque não tem nenhuma relação com o abono salarial que foi pago recentemente pelo governo federal para quem trabalhou no ano de 2021.
Trata-se da distribuição das cotas do Fundo PIS/PASEP, que foi extinto e teve seus valores enviados para o FGTS.
Nesse caso específico, há 10,5 milhões de trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidor público no período de 1971 e 1988, e que ainda não fizeram o saque desta cota.
Como consultar e sacar o PIS pelo aplicativo do FGTS?
A CAIXA facilitou o acesso aos fundos do PIS-PASEP para os trabalhadores por meio de um processo digital, através do aplicativo FGTS.
Para fazer a consulta e sacar seus valores, siga este passo a passo que preparamos:
- Baixe o Aplicativo FGTS em seu celular, caso ainda não o possua instalado em seu aparelho e faça o login com CPF e senha (ou faça seu cadastro);
- Ao abrir o aplicativo, você encontrará na tela principal a informação sobre o saldo disponível para saque em suas cotas do PIS-PASEP;
- Selecione a opção “Você possui saque disponível”.
- Clique na opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
- Agora você terá a escolha entre duas opções de saque: crédito em conta bancária ou saque presencial.
- Escolha a opção “crédito em conta bancária” e verifique seus dados para garantir que estejam corretos;
- Após verificar seus dados, selecione a opção “Confirmar saque” para receber o dinheiro em sua conta de preferência.
Se não sacar, o que acontece com o meu dinheiro?
Caso a retirada não seja efetuada durante o prazo estipulado, inicialmente os fundos serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional.
Entretanto, quem ainda não sacou terá um longo período de até cinco anos para apresentar uma nova solicitação de saque.
As regras para essa solicitação via aplicativo serão divulgadas por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento.
Os cotistas ainda assim poderão ir até uma agência da Caixa, portando um documento de identificação com foto, solicitando o saque.
No caso dos herdeiros de cotitas já falecidos, será necessário apresentar a certidão de óbito, carteira de trabalho do titular das cotas, bem como inscrição no PIS/PASEP e NIS, e uma declaração de dependente habilitada pelo INSS.
Leia também:
- Golpe Desenrola Brasil: golpistas usam “limpa nome do governo” para fazer vítimas na Internet
- Qual a média salarial para receber o PIS? Saiba se você tem direito ao benefício
- Consulta abono salarial PIS/Pasep: o que precisa saber antes do pagamento que acontece
- PIS ano-base 2022: Onde receber o abono salarial? Já tem data? Tudo que precisa saber