Será pago o auxílio permanente para mães solteiras de R$ 1.200? Entenda o que se sabe

20/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Muito se questiona o auxílio permanente para mães solteiras que chegou a ser ventilado por membros do Congresso Nacional nos últimos anos.

Publicidade

Muito se questiona o auxílio permanente para mães solteiras que chegou a ser ventilado por membros do Congresso Nacional nos últimos anos. Mas será que existe mesmo? E se é real, ainda vai ser pago em 2022? Saiba todos os detalhes aqui.

Em meio ao pagamento do benefício chamado de Auxílio Brasil para cerca de 22 milhões de brasileiros, inúmeras dúvidas a respeito dos programas sociais do Governo Federal são criadas.

Uma delas diz a respeito de um possível auxílio que seria pago de forma permanente às mães solteiras, a exemplo de como ocorreu durante o período de auxílio emergencial, entre 2020 e 2021.

Projeto de auxílio permanente para mães solteiras existe no Congresso

Trata-se do Projeto de Lei nº 2099/20, de autoria do ex-deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), que:

“Institui o auxílio permanente de R$ 1.200 mensais à mulher provedora de família monoparental – ou seja, o grupo familiar chefiado por mulher sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos”.

A proposta foi entregue à Mesa da Câmara dos Deputados em novembro de 2020.

Em novembro de 2021, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) deu parecer favorável na Comissão dos Direitos da Mulher.

Um ano depois, o projeto consta como paralisado a espera de ser pautado para votação entre os membros da casa do Congresso Nacional.

Tem como se cadastrar nesse programa?

Não, pois ainda não há nenhuma definição quanto à possibilidade sequer de o projeto ser votado na Câmara dos Deputados, o que certamente não ocorrerá pelo menos até o fim de 2022.

Isto porque, já houve estouro do teto de gastos para benefícios, como Auxílio Caminhoneiro, Auxílio Taxista e aumento no valor do Auxílio Brasil, através da PEC dos Precatórios.

Quem receberia o Auxílio permanente para mães solteiras?

O público-alvo da proposta seria o seguinte, caso seja aprovada em algum momento:

  • ser maior de 18 anos de idade;
  • não ter emprego formal ativo;
  • não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial e nem ser beneficiária do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Auxílio Brasil, que será suspenso durante o recebimento do auxílio permanente;
  • ter renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário-mínimo ou a renda familiar mensal total de até 3 salários mínimos;
  • estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • ser microempreendedora individual (MEI); contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social; ou trabalhadora informal, seja empregada, autônoma ou desempregada.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça