SPC e Serasa: 67 milhões de brasileiros estão com nome sujo em 2022

15/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Brasil vive um momento de retomar o embalo da economia, mas os impactos da crise ainda fazem com que milhões estejam com nome sujo.

Publicidade

O Brasil vive um momento de tentativa de retomar o embalo da economia, mas os impactos da crise desde o início da pandemia e da alta inflação ainda fazem com que milhões estejam com nome sujo.

Em um levantamento produzido pela empresa Serasa Experian, principal órgão de proteção ao crédito do país, um número recorde de inadimplentes foi registrado.

Maior número de brasileiros com nome sujo da história

Segundo a Serasa, existem 67 milhões de brasileiros endividados a ponto de estarem com nome sujo nos birôs de crédito.

O levantamento tem como base dados do mês de junho, quando o levantamento foi realizado pela empresa.

Em comparação com o mesmo mês em 2021, o aumento foi de mais de quatro milhões de novos inadimplentes na lista de brasileiros com nome sujo. Isto porque, há um ano o número era de 62,5 milhões.

Agora com 67 milhões de inadimplentes, este é o maior número de endividados desde que a Serasa começou a produzir este levantamento, em 2016.

Antecipação do 13º dos aposentados e saques do FGTS diminuíram curva de aumento

Apesar de já ser um número expressivo no ponto de vista de grande aumento de inadimplentes, poderia ter sido ainda maior se não fosse a antecipação do 13º salário e saques especiais do FGTS em maio.

“A antecipação do 13º salário dos aposentados e os saques especiais do FGTS, por exemplo, possivelmente atenuaram a trajetória de crescimento da inadimplência, pelo menos no mês de junho”, explica Luiz Rabi, economista da Serasa.

Os bancos e cartões são responsáveis por 27,8% das dívidas dos brasileiros. Já as contas básicas aparecem em segundo lugar, com 22,6%.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça