Vai ter Vale-gás em 2023? O benefício continuará existindo? Veja o que se sabe sobre o tema

22/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Está finalizado o calendário de pagamentos dos benefícios sociais de 2022. E será que vai ter Vale-gás em 2023? Saiba aqui agora.

Publicidade

Vai ter Vale-gás em 2023? – Está finalizado o calendário de pagamentos dos benefícios sociais de 2022 com os valores que foram permitidos somente através da “PEC Kamikaze”, enviada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e aprovada no Congresso em julho. Agora, uma das dúvidas que ficam no ar é se vai ter Vale-gás em 2023 e, se tiver, com quais valores. Confira aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é Vale-gás?

Trata-se de um dos benefícios que são repassados às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza no Brasil, desde que cadastradas no CadÚnico do Governo Federal e cumpram os requisitos.

Existem cerca de 5,95 milhões de famílias que recebem de forma bimestral o valor do benefício como forma de auxiliar na compra do botijão de gás de cozinha.

Qual é o valor do benefício Vale-Gás?

De forma padronizada, o benefício já vinha sendo pago até junho de 2022 com um valor de 50% do preço do botijão de gás no país.

Com a aprovação da chamada “PEC eleitoral”, por parte do governo Bolsonaro, foi possível dobrar o valor deste benefício, assim como elevar o ticket médio de outros programas, como Auxílio Brasil.

Dessa forma, nos meses de agosto, outubro e dezembro, as famílias aptas ao benefício tiveram um repasse de 100% do valor do botijão. Em dezembro, inclusive, o valor foi de R$ 112,00.

Vai ter Vale-gás em 2023?

Sim. O benefício continuará sendo pago normalmente às famílias cadastradas neste programa, via CadÚnico. Porém, o valor ainda é incerto.

Isso porque, o pagamento do benefício com o valor integral do botijão de gás estava garantido somente até dezembro de 2022, através da PEC aprovada antes das eleições presidenciais.

A partir de fevereiro de 2023, próximo mês de pagamento deste benefício, o que se sabe até então é que será pago 50% do valor do botijão novamente.

Ou seja, é provável que volte a ser pago com um valor de aproximadamente R$ 56,00.

Vale destacar que o valor do benefício só é definido no mês de pagamento, com atualização em tempo real de acordo com a flutuação do custo médio do produto vendido para os consumidores.

Para continuar sendo pago com o valor integral do botijão de gás de cozinha, o benefício Vale-gás precisará entrar na PEC da Transição, do governo Lula (PT) de outra forma nos próximos meses, como por exemplo, com uma Medida Provisória.

Quer receber mais notícias em primeira mão?

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça