,

Valores a Receber: como consultar o dinheiro esquecido no banco e quando sacar

02/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Valores a Receber: como consultar o dinheiro esquecido no banco e quando será possível sacar? Saiba tudo aqui!

Publicidade

O Banco Central reabriu o sistema Valores a Receber, que permite consultar o dinheiro esquecido pelo consumidor no banco. Como saber se tenho alguma quantia a resgatar? Confira os detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é o sistema Valores a Receber?

Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central com o intuito de devolver aos consumidores qualquer quantia que tiver sido esquecida por Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas em instituições financeiras.

Por dinheiro esquecido no banco, estamos falando de valores que foram deixados para trás em contas que não são mais movimentadas, inativas, ou até em produtos que foram contratados por consumidores, mas o dinheiro não foi resgatado.

Ao todo, o Banco Central vai devolver mais de R$ 6 bilhões aos brasileiros com dinheiro para resgatar em alguma instituição financeira. São 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas aptas a reaver algum valor.

Valores a receber: como consultar se tenho dinheiro esquecido no banco?

O único site que permite consultar se há valores a receber é o valoresareceber.bcb.gov.br (copie e cole no seu navegador). Siga os passos abaixo:

  • Ao realizar acesso a esse site, logo na página principal já haverá o botão que diz “consulte se tem valores a receber”;
  • Depois, basta informar CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou data de abertura da empresa e confirmar a busca;
  • A partir daí, a plataforma mostrará se o CPF/CNPJ tem valores a receber.

Os saques estarão disponíveis a partir do dia 7 de março, via Pix no mesmo site.

Cuidado com golpes

O Banco Central ainda alerta para a prática de golpes relacionados ao sistema Valores a Receber.

Portanto, fique alerta pois todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça pagamentos para resgatar algum valor.

Além disso, o Banco Central não envia links e nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

App grátis que te ajudar nas finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa