Como saber o score – Existem mais de 70 milhões de pessoas com pelo menos uma dívida negativada em órgãos como SPC e Serasa em 2023. Sendo assim, a busca sobre como saber o score de crédito e dicas para aumentar a pontuação são comuns na Internet. O Guia do Ex-Negativado explica com detalhes.
O que é score e como ele funciona?
Trata-se de uma pontuação determinada com base no comportamento financeiro atual e no histórico de pagamentos de um consumidor no mercado.
Leva em consideração o relacionamento do usuário com o banco no qual é correntista e a situação das contas que constam em seu nome, em especial as compras ou contratos parcelados (cartão de crédito, empréstimo e financiamento).
Para entender o score, é simples. A pontuação vai de 0 a 1.000 e quanto maior for o número, consequentemente, maior e melhor será a sua pontuação.
Com um score alto, as chances de conseguir obter acesso a crédito com mais facilidade aumentam consideravelmente, já que o consumidor passa a ser considerado como um bom pagador.
Como saber o score de crédito?
A pontuação de crédito mais popular é a da Serasa, chamada de “score 2.0”. É também a mais utilizada pelos bancos e financeiras que fazem análises sobre o perfil financeiro do cliente.
- Para saber seu score de crédito, os passos são esses:
- Acesse o site serasa.com.br ou aplicativo Serasa;
- Faça um cadastro para acesso à Serasa (caso ainda não possua) e efetue o login com CPF e senha;
- A partir daí, o score já será mostrado na página principal da sua conta na Serasa, junto com as demais informações financeiras sobre o seu perfil.
A pontuação pode ser observada frequentemente, de forma gratuita, pelo consumidor, que terá acesso à flutuação da sua pontuação na Serasa.
Dicas para aumentar o score em 2023
Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma “receita mágica” que fará com que seu score suba rapidamente. No entanto, existem ações que ajudam de verdade a fazer com que a pontuação volte a subir, caso esteja baixa. Por exemplo:
- Evite fazer solicitações de cartão de crédito para não ter muitas consultas ao seu CPF na Serasa. Aguarde até o seu score subir para pedir novamente;
- Mantenha um bom histórico de crédito pagando suas faturas dentro da data de vencimento;
- Use o cartão com responsabilidade e evite financiamentos ou juros por conta de atraso na fatura;
- Limite seu número de cartões de crédito, justamente para não se perder e acabar atrasando alguma fatura;
- Além do cartão de crédito, mantenha todas as suas contas em dia, incluindo água, luz, telefone, Internet e outras;
- Mantenha seus dados atualizados na Serasa, o que ajuda na hora de as empresas avaliarem o seu perfil financeiro com a sua renda atual.
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!