5 dicas para aumentar o score e ganhar credibilidade diante de bancos e empresas

Aumentar o score de crédito – Uma pontuação de crédito baixa significa que o consumidor já está encontrando grandes dificuldades no mercado, no que diz respeito a solicitações de cartão de crédito e empréstimos que certamente estão sendo negadas. Para resolver essa situação, a única alternativa é aumentar o score e limpar seu nome na Serasa.

Score de crédito é a pontuação concedida pela Serasa com base na vida financeira de cada consumidor brasileiro que está no mercado, com idade a partir de 18 anos.

A variação é de 0 a 1.000 pontos e, quanto maior for, melhor será a sua avaliação diante do mercado, ganhando credibilidade como um bom pagador. Dessa forma, mais serviços bancários serão ofertados, bem como encontrará facilidades ao solicitar quaisquer produtos a bancos, por exemplo.

Já no caso de uma pontuação baixa, as dificuldades serão imensas no momento de pedir um simples cartão de crédito, mesmo aqueles com anuidade gratuita e sem necessidade de comprovação de renda. Afinal, o seu nome estará sendo avaliado como um mal pagador.

Qual pontuação de score é considerada como baixa?

A Serasa Experian, por possuir o principal score de crédito do mercado, explica qual é a pontuação considerada como baixa e que deve gerar atenção e preocupação para o consumidor.

“Ao ficar com o nome sujo, sua pontuação de crédito, chamada de Serasa Score 2.0, também cai rapidamente. E é essa pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador. Com o Serasa Score 2.0, quem possui uma pontuação abaixo de 500 já está na faixa considerada baixa, com poucas chances de conseguir acesso a crédito nas instituições financeiras”, diz a empresa, em seu site oficial.

O que fazer para aumentar o score?

Listamos algumas dicas que inclusive também são repassadas pela própria Serasa Experian, considerada a maior empresa no segmento de proteção ao crédito.

Limpar seu nome na Serasa é o primeiro passo

Para aumentar o seu score de crédito, o primeiro passo – e também o mais importante – é sair da negativação. Ou seja, limpar seu nome na praça. É necessário quitar as dívidas que estão atrasando a sua vida financeira, que são aquelas que te colocaram no SPC e na Serasa.

Para isso, uma recomendação é procurar no próprio site da Serasa por uma oferta, sobretudo acessando o menu “Serasa Limpa Nome”. Geralmente são encontradas ofertas com desconto para quitar débitos antigos.

Com o nome limpo, seu score será “destravado” e começará a subir novamente.

Evite dívidas no cartão de crédito

Cerca de 27% das dívidas dos 67 milhões de brasileiros negativados são justamente por conta do cartão de crédito, sendo o principal vilão dos consumidores. Mesmo se tratando de um produto de grande valor, também pode causar problemas quando é utilizado de maneira errada.

Portanto, evite ao máximo qualquer tipo de dívida com o emissor do seu cartão de crédito. Afinal de contas, são os maiores juros do país.

Pague suas contas em dia

Contas mensais de água, luz, telefone, internet e TV, como exemplos, formam cerca de 20% das dívidas dos brasileiros que estão negativados.

Por serem contas que chegam todos os meses, as empresas rapidamente colocam os nomes dos consumidores na lista de negativados. Então, é fundamental ter cuidado com essa situação e pagar em dia as suas contas.

Não entre no cheque especial

É fundamental não deixar a sua conta entrar no cheque especial de qualquer banco que seja. Junto com os juros do rotativo do cartão de crédito, são as maiores taxas do mercado e podem dificultar muito a sua vida financeira futuramente.

Veja dicas para aumentar o score e ganhar credibilidade no mercado
Veja dicas para aumentar o score e ganhar credibilidade no mercado (Foto: Canva Pro)

De preferência, não pegue empréstimos; se pegar, pague em dia

Outro grande motivo de dívidas que levam consumidores à lista de negativados da Serasa é, sem dúvidas, empréstimos que são solicitados e não são devidamente quitados.

Muitos brasileiros solicitam dinheiro emprestado a bancos sem pensar no futuro e acabam caindo na famosa “bola de neve”, criando mais uma dívida.

Portanto, se for pedir empréstimo é fundamental realizar um estudo do seu próprio orçamento, da sua vida financeira, antes de mais nada.

Isto porque, o pagamento das parcelas antes do vencimento será fundamental para aumentar o seu score.

Procure informações sobre educação financeira

Conhecimento nunca é demais. E quando falamos em aprender sobre como cuidar do próprio dinheiro, se torna praticamente uma necessidade.

Para não cair em novas ciladas no mercado e saber como cuidar dos próprios ganhos, é importante procurar informações a respeito de educação financeira.

O portal Guia do Ex-Negativado diariamente traz artigos sobre como cuidar bem do seu dinheiro, assim como o App do Guia, que te auxiliará a gerenciar seus gastos, simular investimentos e ficar por dentro dos melhores conteúdos para evoluir em sua jornada na vida financeira.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress