Call us now:
Renda fixa em alta – Após quatro meses de um novo ano e de um novo governo, já é possível fazer alguns levantamentos sobre os cenários políticos e econômicos. Para o mercado, ainda há muita instabilidade e incertezas, o que culmina no fato de que 2023 tem renda fixa em alta. Na verdade, essa é a continuação de uma tendência que já vem nos últimos anos.
As expectativas do mercado
Até então, as expectativas do mercado financeiro para o ano de 2023 não são as melhores.
Inclusive, a incerteza conseguiu se agravar ainda mais neste momento político tanto no Brasil quanto para o resto do mundo. Por exemplo, havia uma projeção em setembro do ano passado que o ano de 2023 iria encerrar com a taxa Selic em 11,25%.
No entanto, essa projeção já mudou e o novo relatório Focus de 10 de abril de 2023 mostra que o mais provável é que o ano termine com uma taxa Selic de 12,75%.
Isso contribui bastante para que o investidor fique temeroso em investimentos mais arriscados e prefira mais uma vez optar por investimentos de renda fixa.
Até o presente momento, esse tipo de investimento foi predominante no ano de 2023 e as expectativas é de que continue assim até o final do ano.
Isso tem se mostrado uma realidade até mesmo para os investidores com um perfil de maior risco. Na verdade, isso é o reflexo direto da taxa de juros alta em 2023 e das poucas chances de redução para o resto do ano.
O que justifica essa taxa de juros?
Atualmente, são muitos os embates de narrativas em torno da Taxa de Juros, a Selic, tanto entre o governo Lula (PT) e o Banco Central (BC).
No caso, é preciso lembrar que o BC utiliza o aumento da taxa de juros para impedir que haja aumento da inflação, como já vivenciada em outros tempos no país – e que fez enorme estrago na qualidade de vida dos brasileiros.
Atualmente, o foco é impedir a inflação que viria com a desoneração dos combustíveis.
Isso porque existe uma desconfiança quanto às contas do país por conta dos esforços em reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor final.
Com um grande risco de inflação à vista, o Banco Central opta pelo aumento dos juros. Entretanto, também existem economistas que apontam que essa taxa tão alta já prejudica muito a economia como um todo.
Fonte: Estadão.