Call us now:
Investir dinheiro e render mais 2023 – Na última semana, o Copom anunciou a manutenção da taxa Selic a 13,75%. Se por um lado dificulta contratos de crédito e parcelamentos, o patamar elevado da taxa básica de juros é positivo para quem busca rendimento em renda fixa. Aqui no Guia do Ex-Negativado, mostramos 5 opções para investir seu dinheiro e render mais em 2023.
A Selic alta faz com que a taxa do CDI também permaneça em alta. Isso porque, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) está sempre apenas 0,10 abaixo da taxa básica de juros.
Ou seja, no cálculo atual significa dizer que 100% do CDI é igual a 13,65%. Para quem busca obter rentabilidade com baixo risco, é um prato cheio.
Por que a Selic alta é boa para investimentos?
Quando a Selic está alta, os investimentos em renda fixa geralmente apresentam um rendimento maior, o que os torna mais atrativos para os investidores que buscam uma rentabilidade maior.
Além disso, a renda fixa é uma oportunidade mais segura em relação aos investimentos de renda variável, como ações e fundos imobiliários, que possuem maior volatilidade e não dependem da Selic.
Onde investir meu dinheiro e render mais em 2023?
Como demonstrado acima, qualquer investimento atrelado ao CDI atualmente se torna lucrativo em razão da taxa Selic, que, apesar de críticas do governo, não tem sequer uma estimativa de baixa para os próximos meses.
A modalidade que usa o CDI ou Selic como forma de rendimento é a de renda fixa, que possui diferentes modelos de títulos seguros no mercado. Entre eles:
Tesouro Direto Selic
Trata-se do título de investimento atrelado à Selic no Tesouro Direto, que é a plataforma de títulos públicos oferecida pelo governo. Atualmente, a rentabilidade é de Selic + 0,0983%.
Contas digitais (PicPay, Nubank, C6 Bank, PagBank, Mercado Pago)
Por mais que não sejam títulos de investimento, as contas digitais citadas acima garantem rentabilidade real para o usuário, a maioria a 100% do CDI – entre elas, somente o PicPay oferece uma taxa acima, de 102% do CDI.
CDBs
Em geral, os CDBs também são vinculados à taxa de 100% do CDI em qualquer banco que ofereça alguma plataforma de investimentos.
O dinheiro investido é emprestado para as próprias instituições financeiras, que devolvem com os juros prometidos no contrato.
Fundos de renda fixa
Por fim, existem uma quantidade grande de fundos de renda fixa espalhados pelas corretoras de investimentos brasileiras.
No próprio Nubank, por exemplo, existem as caixinhas que remuneram a 100% do CDI. No PicPay, os cofrinhos seguem a mesma ideia.
LCI e LCA
São siglas para Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio.
Nesses casos, o investidor empresta dinheiro diretamente para financiar obras em um dos setores escolhidos (LCI ou LCA), e recebe de volta com juros.
O principal ponto de destaque é que esses são títulos que não têm cobrança de imposto de renda – os únicos nessa lista.
Ou seja, o valor que receberá é exatamente o mesmo que será definido antes de investir seu dinheiro.
No caso dos outros títulos citados acima, há cobrança de 17% ao ano sobre o valor do rendimento.
App com planilha financeira para controlar gastos
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!