Call us now:
Abono salarial 2022 consultar calendário – O Governo Federal atualmente está repassando valores referentes ao PIS/PASEP do ano-base 2021. Mas e quanto ao abono salarial 2022, já há um calendário que pode ser consultado? Como saber se vou receber? Saiba tudo aqui no Guia do Ex-Negativado.
O pagamento do abono salarial é feito de forma anual pelo Governo, sendo repassado através dos maiores bancos públicos do país – A Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, e o Banco do Brasil, no caso do Pasep.
Enquanto o PIS se refere aos trabalhadores com carteira assinada em empresas privadas, o Pasep é o benefício para servidores públicos. Apesar da diferença na nomenclatura, tratam-se do mesmo benefício, com regras e calendários idênticos.
Como saber se vou receber abono salarial 2022?
Antes de mais nada, é necessário conhecer as regras básicas que precisam ser atendidas para estar apto a receber o direito trabalhista de até um salário mínimo por ano:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos – contando do ano-base, 2022, para trás.
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, nesse caso, em 2022;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Caso esteja dentro desses critérios, então, passa a ser ainda mais importante se manter atento a quando poderá receber.
Abono salarial 2022 já tem calendário para consultar?
Não. Ainda não existe nenhum calendário voltado especificamente para o abono salarial do ano de 2022.
Sendo assim, a única forma de consultar este benefício é justamente verificando a sua situação nos critérios destacados acima.
Por que o abono salarial 2022 ainda não tem calendário de pagamento?
O motivo é pelo atraso no calendário do PIS/PASEP de 2020, que deveria ter sido pago em 2021.
Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, fazendo com que não houvesse pagamento do benefício em 2021.
A partir daí, o abono salarial PIS/PASEP vem convivendo com atrasos. Em função da dificuldade de pagar dois benefícios em um mesmo ano, tanto o governo Bolsonaro, como o atual governo Lula (PT) vêm mantendo um ano de atraso.
Então, quando será pago?
Não há nenhuma perspectiva, e nem previsão no Orçamento de 2023, para o pagamento de mais uma rodada do abono neste ano além do atual calendário do benefício referente a 2021.
Portanto, o abono salarial 2022 será pago somente em 2024.
App grátis te ajuda a ficar por dentro dos seus direitos e benefícios
É fundamental acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão!
Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!