Call us now:
“Seu abono salarial será reprocessado”. Milhões de pessoas receberam essa mensagem na última quarta-feira, dia 1º de março, relacionada ao benefício Pis/Pasep. Entenda o que significa aqui no Guia do Ex-Negativado.
O abono salarial é o benefício pago anualmente aos trabalhadores que fazem parte dos requisitos informados pela lei (listaremos todos eles no fim deste texto).
Em 2023, valor de até um salário mínimo é repassado com referência ao ano-base 2021. Ou seja, quem cumpriu os requisitos há dois anos são os trabalhadores que recebem nesta leva de pagamentos.
O benefício começou a ser pago no dia 15 de fevereiro, mas foram muitas as críticas por parte de quem tem direito e mesmo assim não recebeu.
Problemas listados pelos trabalhadores que não receberam o Pis/Pasep
Na semana de repasse do benefício aos nascidos em janeiro e fevereiro, milhões de pessoas não receberam por problemas relacionados ao próprio cadastramento ou simplesmente à base de dados do Ministério do Trabalho e Previdência.
Erros como impedimento nos Elos Pis/Pasep e abono salarial não habilitado foram algumas das dificuldades citadas pelos trabalhadores.
Sendo assim, uma varredura foi feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que encontrou os problemas e entregará uma solução.
Abono salarial reprocessado: o que quer dizer esse aviso?
Os 2,7 milhões de trabalhadores que não receberam em fevereiro, mas que possuem direito, tiveram uma mensagem enviada através do app Carteira de Trabalho Digital, afirmando que o benefício será reprocessado.
Isso quer dizer que o benefício será reprocessado e pago em abril para quem ainda não recebeu, com consulta a ser aberta no dia 05/04.
“A medida foi tomada porque há uma grande quantidade de trabalhadores impactados por existência de elos – ter mais de uma inscrição no PIS/PASEP, por exemplo – ou por divergência dos dados declarados por empregadores nos vínculos com os dados identificados na Receita Federal, que os impediam de estar na lista dos beneficiados”, explica o governo federal.
Em seu site oficial, o governo ainda afirma que: “a nova etapa de processamento já está em andamento, e a consulta dos novos resultados estará disponível a partir do dia 5 de abril”.
Quais são os requisitos para receber abono salarial Pis/Pasep?
É obrigatório cumprir todos esses critérios para ter acesso ao benefício:
- Remuneração de até dois salários mínimos;
- 5 anos de inscrição no PIS/Pasep;
- Ao menos 30 dias de prestação de serviços com carteira assinada;
- Dados atualizados e constantes na Rais entregue pelo empregador.
App grátis para te ajudar com as finanças pessoais
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!