,

Prouni 2023: como funciona? Como se inscrever e quem pode? Saiba tudo aqui

02/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O prazo para se inscrever no Prouni é curto, então saiba como fazer aqui no Guia do Ex-Negativado e não ficar fora!

Publicidade

Estão oficialmente abertas as inscrições para Programa Universidade para Todos, cujo objetivo é de oferecer bolsas de estudo para estudantes sem condições de pagar mensalidades em universidades particulares. O prazo para se inscrever no Prouni é curto, então saiba como fazer aqui no Guia do Ex-Negativado.

 O que é e como funciona o Prouni?

Trata-se de um programa criado pelo governo federal em 2004, durante a primeira gestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda que desejam ingressar em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Ao conseguir uma bolsa, o aluno em questão tem 50% ou 100% do valor da mensalidade pago pelo governo federal até o fim do curso.

Como se inscrever no Prouni?

O período de inscrições do primeiro semestre vai somente até sexta-feira, dia 3 de março. Portanto, é necessário ter atenção e agilidade para não perder a chance.

  • As inscrições são feitas pelo portal do Ministério da Educação, pelo endereço acessounico.mec.gov.br/prouni (copie e cole em seu navegador);
  • A partir daí, basta clicar em “inscreva-se” e fazer login na plataforma com a sua conta gov.br. Caso não tenha, basta realizar seu cadastro;
  • Envie sua documentação, indicando também a bolsa para curso e universidade que deseja;
  • O resultado da primeira chamada acontece a partir do dia 7 de março.

Quem pode se inscrever no Prouni 2023?

Podem se inscrever no Prouni os estudantes brasileiros que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Isso porque, o critério de renda é um dos mais importantes.

Para poder se inscrever, é necessário que os estudantes tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) ou de até 3 salários mínimos (para bolsas parciais). Ou seja, uma renda familiar mensal de até R$ 3.906.

Também é preciso que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido uma nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Existem outros critérios específicos que podem ser exigidos pelas instituições de ensino ou pelo próprio programa, como limites de idade, cursos e turnos desejados.

App para ajudar nas finanças pessoais e ajudar a encontrar renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça