Aluguel entra no imposto de renda? Quais rendimentos entram na declaração? Entenda

16/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quando o recebimento de aluguel entra no imposto de renda e quais são as parcelas dedutíveis da contribuição à Receita Federal.

Publicidade

Aluguel entra no imposto de renda? Quais são os rendimentos que devem compor a declaração? Essas são perguntas comuns, especialmente com a abertura do prazo para fazê-la em 2023. Afinal, erros nas declarações geram punições, inclusive multas.

Por isso, é importante ter atenção no momento de realizar a declaração de renda, de modo a não deixar valores que devem compô-la de fora. Saiba, no Guia do Ex-Negativado, mais sobre quais são essas verbas.

Aluguel entra no imposto de renda?

Sim, entra. Assim como outros tipos de renda, quem for proprietário de um ou mais imóveis e os loca para terceiros, obtendo renda a partir desta operação, deve declará-la.

O aluguel recebido pelo proprietário, aliás, é um rendimento tributável. Portanto, ele não apenas deve ser declarado, mas também gerará contribuições em favor da Receita Federal.

Ainda, é importante ressaltar que além de declarar o aluguel, que entra no imposto de renda, o proprietário do imóvel também precisa declarar a existência desta propriedade.

Parcelas dedutíveis nos impostos sobre o valor do aluguel

Ao declarar o valor obtido com aluguéis no imposto de renda, o proprietário pode deduzir algumas despesas relacionadas ao imóvel e à manutenção dele.

Com isso, o valor de contribuição diminui. São várias as despesas que permitem essa dedução, mas elas devem respeitar o limite para cada faixa de renda da declaração.

Dentre as despesas dedutíveis do aluguel, que entra no imposto de renda estão:

  • Taxas de administração;
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana);
  • Reformas do imóvel;
  • Condomínio;
  • Seguro do imóvel;
  • Despesas de divulgação do aluguel para temporada, etc.

Ao declarar o aluguel no imposto de renda, será possível deduzir entre R$ 142,80 e R$ 869,36, conforme a faixa de rendimento obtido por meio da locação do imóvel para terceiros.

Assim como no caso de outros tipos de renda que entram na declaração, o sistema faz o cálculo do valor devido à Receita Federal automaticamente.

Para saber mais sobre a declaração de IR, bem como sobre outros assuntos que envolvem deveres financeiros, oportunidades e direitos sociais e trabalhistas, acompanhe o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça