Call us now:
Saber investir na Bolsa de Valores é fundamental para quem quer entrar no mundo dos investimentos, pois é onde as principais negociações do mercado financeiro acontecem diariamente.
A Bolsa de Valores do Brasil é chamada de B3 e pode ser acessada através de corretoras de valores, ou corretoras de investimentos, permitindo que as empresas possam negociar suas ações com os investidores interessados.
O que são ações?
Trata-se do capital das empresas, que é dividido em centenas ou até milhares de pequenas partes. Cada uma delas corresponde a uma ação.
Uma parte pertence aos empreendedores e outra aos sócios. A terceira parte é negociada individualmente na Bolsa de Valores, para que investidores possam comprar e vender.
Vale destacar que uma empresa só suas ações quando abre o capital da companhia através de uma IPO na Bolsa escolhida. A partir disso, as empresas repassam dividendos, que são parte dos seus resultados, aos investidores, de forma proporcional ao número de ações.
Como investir na Bolsa de Valores?
Investir na Bolsa de Valores, apesar de parecer um tema complexo, é mais simples do que se pode imaginar.
Atualmente, existem inúmeras maneiras de ter acesso à B3 utilizando apenas o seu smartphone com acesso à Internet.
Um exemplo é com o aplicativo da conta digital do Nubank, que possui uma aba de acesso para a Bolsa de Valores, permitindo que seus clientes comprem ações sem sequer sair do app.
Qualquer aplicativo de corretora de investimento também dará essa possibilidade.
Por exemplo: Toro Investimentos, Clear Investimentos, Rico Investimentos, Modal Mais, Banco Inter (pelo menu Inter Invest), XP Investimentos, BTG Pactual e diversas outras.
Basta realizar o cadastro na plataforma que preferir e procurar no menu por “Bolsa de Valores” ou “ações”. Em um dos dois casos, você encontrará as oportunidades de investir em empresas com capital aberto.
Como começar a investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro?
É totalmente possível investir com pouco dinheiro pelo fato de que a maioria das ações têm valor unitário baixo.
Um exemplo é a Petrobras. Uma ação da Petrobras custa, hoje, R$ 32,10. Ou seja, é possível comprar três ações da companhia Petróleo Brasileiro SA com menos de R$ 100 na carteira.
Saiba onde e como investir
Antes de pensar em realizar seus investimentos, é fundamental saber onde aplicará o seu dinheiro. Afinal, não basta que a empresa seja famosa para investir nela.
É necessário realizar todo um estudo de mercado e uma análise técnica sobre a situação das ações nos últimos meses e, principalmente, do atual momento em que a empresa se encontra.