Call us now:

Auxílio Brasil bloqueado quanto tempo leva para desbloquear? – Mais de 1,3 milhão de cadastrados foram bloqueados pelo governo federal junto com a alteração de nomenclatura de Auxílio Brasil para Bolsa Família. Nesse caso, quanto tempo deve levar para conseguir o desbloqueio? O questionamento tem sido muito comum nas redes, especialmente por aqueles que foram barrados e estão sem receber o recurso. Confira mais detalhes sobre isso aqui no Guia do Ex-Negativado.
Por que um cadastro é bloqueado no Auxílio Brasil/Bolsa Família?
Desde a fase de transição do governo, a equipe do ministério do Desenvolvimento Social, que tem Wellington Dias como ministro, vem traçando perfis de beneficiários que não têm direito ao programa social.
Segundo o próprio ministro, cerca de 2,5 milhões de cadastros possuíam indícios de irregularidades. Portanto, quem está nessa lista e que ainda continua recebendo, seguirá tendo seu cadastro acompanhado.
São bloqueados os cadastros que não atendem ao perfil de renda e demais obrigações para receber o benefício:
- Renda familiar por pessoa de até R$ 218 mensais;
- Inscrição feita no Cadastro Único;
- Atualização do Cadastro Único a cada dois anos;
- Manutenção de crianças e adolescentes na escola e calendário vacinal completo.
Auxílio Brasil bloqueado quanto tempo leva para desbloquear?
Não existe um prazo definido para o desbloqueio, pois cada situação é única e, portanto, requer avaliações periódicas e individuais.
Quando um cadastro é bloqueado, ele sai completamente da base de beneficiários do programa social. No entanto, segue no Cadastro Único.
Sendo assim, o que deve ser feito é um ajuste no cadastro no CadÚnico, com uma atualização cadastral ou sinalização de mudança na composição familiar, o que pode fazer com que a família volte a ter direito de receber o benefício.
Em todo caso, entretanto, o prazo mínimo é de um mês para um cadastro voltar a ser analisado, pois existe um processo mensal de análise e reanálises.
Posso voltar a receber após ter o Auxílio Brasil bloqueado?
Sim. Qualquer cidadão pode voltar a receber o benefício, desde que esteja adequado novamente às regras que determinam o direito a recebe-lo.
App te ajuda a ficar por dentro dos seus direitos e benefícios
É fundamental acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão!
Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!