Call us now:
Entre suas análises periódicas, o Ministério da Cidadania mensalmente acaba inserindo novas famílias e bloqueando o benefício de outras por determinados motivos. Então, o que fazer se tiver o Auxílio Brasil bloqueado? É o que vamos explicar neste post.
Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do Brasil, atualmente sendo repassando a mais de 20,2 milhões de família. O valor do benefício é R$ 400, mas vem sendo pago a R$ 600 até o mês de dezembro de 2022 devido a uma PEC lançada pelo Governo Federal.
Como se cadastrar no Auxílio Brasil?
O cadastro para receber o benefício depende, antes de mais nada, de aprovação do Ministério da Cidadania quanto ao pedido de inscrição no CadÚnico, o que pode ser feito apenas em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Após cadastrar a família no CadÚnico, que é um pré-requisito para qualquer benefício social do Governo Federal, é a própria pasta da Cidadania quem determina se irá receber ou não o Auxílio Brasil.
Caso siga os critérios adequados da lei, certamente terá direito a receber o benefício.
Por que acontecem bloqueios no Auxílio Brasil?
Também é bastante comum que o Ministério responsável pelo benefício efetue o bloqueio de diversos cadastrados todos os meses, desde que as famílias não estejam mais cumprindo os requisitos.
Por exemplo, pode ter sido identificada alguma alteração na renda familiar mensal. Ou então, a composição da família tenha alterado, também desqualificando-a do programa social de renda.
A argumentação para o bloqueio do benefício pode ser vista no aplicativo Auxílio Brasil, que pode ser baixado para smartphones com sistema operacional Android ou iOS.
Auxílio Brasil foi bloqueado: o que fazer para resolver essa situação?
Para resolver, a pessoa que se responsabilizou pelo cadastro no CadÚnico, como chefe da família, é quem deve comparecer novamente ao setor responsável pelo Auxílio Brasil no CRAS da sua cidade e pedir que uma nova análise seja feita.
Como forma de ter mais chances de voltar a receber o benefício, é recomendável também que se leve novos documentos que comprovem que a família não está descumprindo regras.
Caso a composição familiar tenha sido alterada, é necessário fazer a atualização cadastral, bem como quanto uma possível mudança na renda mensal da família.
É possível voltar a receber Auxílio Brasil mesmo após ter sido bloqueado?
Sim. A família sempre terá chances de retornar ao grupo de beneficiários do Auxílio Brasil caso permaneça inscrita no CadÚnico e cumprindo as regras do programa.
Será necessário, no entanto, aguardar por uma nova análise do Ministério da Cidadania, que poderá recoloca-la entre as famílias beneficiárias.