,

Auxílio cuidador INSS: quem tem direito e como solicitar (adicional de 25% na aposentadoria)

13/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O auxílio cuidador é um direito de alguns beneficiários do INSS que podem receber 25% de acréscimo na aposentadoria. Saiba quando ele cabe.

Publicidade

O auxílio cuidador do INSS permite a alguns beneficiários da Previdência Social aumentar a renda mensal. Com ele é possível receber 25% de acréscimo sobre o valor da aposentadoria.

Este bônus se aplica em situações em que o segurado necessita de auxílio para as atividades comuns do dia a dia, como alimentação, higiene e outros cuidados. Conheça, no Guia do Ex-Negativado, quais são as regras para ter acesso a ele.

Quem pode obter o auxílio cuidador do INSS?

Apenas quem se aposentou por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) e que realmente necessite de cuidados especiais e ininterruptos para as tarefas básicas e rotineiras.

Portanto, esse não é um benefício que se estende a todos os beneficiários do INSS. Aliás, sequer se aplica a todos segurados que necessitem de cuidados especiais de um cuidador.

Ainda que tribunais tenham se posicionado no sentido de que seria possível estender o auxílio cuidador às demais aposentadorias, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) afastou essa possibilidade.

Uma vez que é a lei que prevê o benefício, e ela o limita às situações de aposentadoria por incapacidade permanente, o STF entendeu que somente a norma poderia criar ou estender a benesse aos demais beneficiários do INSS.

Desse modo, o auxílio cuidador somente se aplica na aposentadoria por invalidez e quando o aposentado realmente necessitar destes cuidados. Dessa forma, tratam-se de situações bem específicas.

Recebo o teto do INSS, tenho direito ao adicional para custear cuidador?

Sim. Mesmo nas situações em que o aposentado recebe o teto do INSS ele terá direito ao acréscimo.

Portanto, neste caso o limite do valor de benefício não se aplica.

Como pedir o adicional de 25% na aposentadoria?

É possível solicitar o auxílio cuidador no Meu INSS, portal previdenciário disponível em site e aplicativo.

Requerer o benefício é bastante simples e rápido.

Primeiramente, acesse o Meu INSS com login e senha.

Depois, clique em “Novo pedido” e digite, na barra de busca, “25%”.

Clique na opção correspondente ao acréscimo na aposentadoria.

Depois, basta seguir as instruções que surgirão em tela e encaminhar a solicitação.

Ainda, saiba que para receber o auxílio cuidador será necessário passar por uma perícia médica.

Ela determinará se as condições de saúde do aposentado realmente requerem cuidados ininterruptos.

Leia: Resultado de benefício por incapacidade pode ser consultado sem sair de casa

Conheça mais sobre os seus direitos e não perca a oportunidade de aproveitar benefícios diversos. Para isso, baixe e acompanhe o App do Guia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa