,

Baixa produtividade no Brasil: 4 trabalhadores brasileiros para produzir o que 1 americano faz

01/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Brasil enfrenta desafios de competitividade devido à baixa produtividade, ocupando posições preocupantes em rankings internacionais.

Publicidade

Produtividade no Brasil – O Brasil enfrenta um desafio considerável no que diz respeito à sua competitividade, tanto em relação a economias desenvolvidas quanto a outros países emergentes. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IMD), o país se encontra na 61ª posição em termos de produtividade da força de trabalho, em um ranking que avaliou 64 nações. Essa posição coloca o Brasil à frente apenas da Mongólia, Nova Zelândia e Venezuela.

Em relação à produtividade geral, considerando o PIB por pessoa ocupada, o Brasil está na 57ª colocação. Ele é superado por países como Colômbia, México, Argentina, África do Sul e Cazaquistão.

Os dados do IMD também revelam uma discrepância significativa na eficiência produtiva em comparação com outros países.

Por exemplo, para produzir a mesma quantidade que um trabalhador americano, o Brasil necessita de quatro trabalhadores. Além disso, a produtividade do trabalho no Brasil é inferior a metade do que é observado na Coreia do Sul.

Possíveis causas para produtividade baixa no Brasil e medidas necessárias para enfrentar a situação

Essas informações destacam a necessidade de medidas e políticas que visem aprimorar a produtividade no país, buscando tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional.

O aumento da produtividade não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também contribui para a melhoria das condições de trabalho e o desenvolvimento sustentável do país.

Em entrevista para o Jornal Estadão, o professor e diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu, afirmou que a baixa produtividade brasileira tende a ser resultado de diversos fatores.

Para ele, altos gastos públicos com pagamentos de juros mais altos – em função das inseguranças fiscais -, atrapalham guardar recursos para investimentos necessários em setores científicos e tecnológicos.

Segundo outro especialista ouvido pelo Estadão, o professor do Ibmec José Ronaldo de Castro Souza Júnior, esse tema da produtividade deveria ser debatido mais a fundo no país.

O fato de os casais terem menos filhos e uma parcela considerável da população seguir envelhecendo dependendo cada vez mais dos auxílios do governo, já seria motivo fundamental para focar no tema.

Para o professor, diante dessa realidade demográfica que se apresenta, o crescimento econômico dependerá cada vez mais do aumento da produtividade.

Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Universidade de São Paulo, em artigo para o Jornal da USP, afirma que:

“(…) empresas pagam muitos impostos no Brasil sem se considerar a enorme burocracia que também é prejudicial. Temos também um problema com a qualidade da nossa mão de obra, que é considerada baixíssima, o que é explicado pelo baixo nível educacional do País”.

Educação e qualificação da mão de obra

Nesse contexto, seria vital aumentar a produtividade por meio de investimentos em educação, alocação eficiente de recursos, estímulo à inovação e eliminação de legislações que aumentam os custos.

A reforma tributária também é vista como uma oportunidade para simplificar o sistema e impulsionar o crescimento.

Veja ainda:

Além disso, é fundamental investir na qualificação da mão de obra e aumentar a capacidade da indústria e da infraestrutura, a fim de impulsionar ganhos de produtividade.

Diante desse cenário desafiador, o Brasil deveria buscar soluções para promover mudanças estruturais que impulsionem a produtividade e tornem o país mais competitivo globalmente.

Em resumo, os especialistas de um modo geral entendem que o investimento em educação, a simplificação tributária e o estímulo à inovação são algumas das medidas consideradas cruciais para impulsionar o desenvolvimento econômico e enfrentar os desafios atuais.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa