Baixa renda pagará menos por gasolina? Entenda a proposta para 2023

05/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Uma proposta poderá garantir que quem é de baixa renda pagará menos por gasolina. Entenda o que já se sabe sobre ela.

Publicidade

Nos últimos dias circulou a notícia de que quem é de baixa renda pagará menos por gasolina em 2023. Mas será que isso realmente acontecerá? Como funcionará?

Com as expectativas para o próximo ano, que se aproxima, saber as previsões econômicas é uma forma de se organizar financeiramente.

Acompanhe, então, o Guia do Ex-Negativado e saiba o que se sabe até o momento sobre os valores dos combustíveis para famílias de baixa renda.

Afinal, baixa renda pagará menos por gasolina?

Essa é uma proposta que terá análise no próximo ano e decorre de uma proposta da comissão que analisa as perdas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), formada por representantes do estado.

A comissão surgiu a partir das perdas financeiras sofridas pelos estados nos últimos meses. Afinal, em 2022 houve a imposição de uma limitação sobre a cobrança de ICMS, imposto estatual, em alguns produtos.

Dentre estes produtos estavam os combustíveis, a energia elétrica e os serviços de telecomunicação. Sobre eles, os estados poderiam cobrar até 17% para fins de ICMS.

Para evitar novas perdas aos estados, então, surgiu a proposta que , caso aprovada, determinará que quem é de baixa renda pagará menos por gasolina e outros combustíveis.

Entenda a proposta

A proposta da comissão é que haja a criação de um fundo que subsidie parte do valor de alguns combustíveis (como gasolina e óleo diesel) para famílias de baixa renda.

O fundo também deverá determinar renda que seja repassada aos estados para compensar as perdas que eles têm com a limitação do teto do ICMS.

Ideia de subsídio de combustíveis ainda requer apresentação de proposta e votação

Ainda não é possível afirmar se quem é de baixa renda pagará menos gasolina e outros combustíveis em 2023. Afinal, trata-se ainda de um esboço de uma proposta.

Ela deverá ser apresentada, no próximo ano, de modo formal. Até lá deverá ocorrer a definição de outros detalhes, como o teto de renda familiar para ter direito ao subsídio, a fonte deste e os combustíveis atingidos.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça