Banco Central prepara mudanças para o PIX e para o rotativo do cartão

14/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Banco Central do Brasil busca enfrentar a inadimplência e os altos juros do rotativo do cartão de crédito. Saiba mais sobre as iniciativas.

Publicidade

Em uma tentativa de lidar com os preocupantes índices de inadimplência e os elevados juros do rotativo do cartão de crédito, o Banco Central (BC) do Brasil afirma estar empenhado em efetivar a portabilidade das dívidas nessa modalidade.

Em entrevista para o Estadão, o diretor Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, Renato Dias de Brito Gomes, falou sobre o tema. 

Pare Gomes, “(…) quando ele (o consumidor) entra no rotativo, ele tem pouca visibilidade dos juros que vai pagar”.

Nesse sentido, o objetivo é diminuir as dificuldades encontradas hoje em relação a portabilidade da dívida do rotativo – oferecendo ao consumidor mais opções de escolha para negociar -, e, ainda, criar a possibilidade para que os bancos deixem mais visíveis na fatura de seus clientes, os juros dos serviços prestados.

No que toca à portabilidade, a inspiração é no modelo já presente nos Estados Unidos.

Inadimplência bate recordes

Os números mostram que, somente no mês de abril, os juros atingiram a marca de 447,7% ao ano, enquanto a taxa de inadimplência alcançou 51,7%.

Ainda assim, o país presencia um aumento significativo no número de cartões de crédito em circulação, quase dobrando nos últimos três anos e totalizando cerca de 200 milhões de cartões ativos.

Veja ainda:

Medidas previstas para lidar com os altos juros

Uma das medias previstas é o Pix Automático, que tem previsão de lançamento para o final deste ano.

A iniciativa será uma evolução em relação ao débito automático, permitindo que pagamentos recorrentes sejam feitos diretamente.

Outra novidade é o BolePix, uma versão do Pix para pagamentos via boleto, que terá liquidação instantânea e possibilidade de pagamento nos finais de semana.

Essa nova funcionalidade está prevista para ser lançada no próximo ano.

Visando estimular a competição no ponto de venda, o BC está desenvolvendo o Pix garantido, que permitirá que instituições financeiras ofereçam crédito aos consumidores para finalizar compras por meio do Pix.

Além dessas iniciativas, o Banco Central trabalha em um projeto de lei de resolução bancária, com o objetivo de proteger os recursos dos clientes e do Tesouro Nacional em casos de crises financeiras.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça