,

Pagamento (Pix) rejeitado pelo PSP do recebedor? Respire e conheça as soluções possíveis

08/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Pagamento (Pix) rejeitado pelo PSP do recebedor: saiba já como resolver o problema. Solução pode ser enviar para outro banco.

Publicidade

Pagamento (Pix) rejeitado pelo PSP do recebedor – Dentre as queixas que são frequentemente apresentadas por consumidores brasileiros, a falha na transferência por erro no PSP do recebedor costuma gerar mais dúvidas, já que o termo não é explicado pelos bancos e nem pelo Banco Central.

Uma transação via Pix é feita por meio de duas contas, uma que envia o dinheiro e a outra que será a receptora da quantia transferida através do método criado pelo BC.

Contudo, por se tratar de um sistema que conecta todas as contas bancárias do país para transferências instantâneas e gratuitas, é comum haver falhas, que são, inclusive, expostas por usuários na Internet – muitos por não saber como resolver.

E é sobre a falha do pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor que o Guia do Ex-Negativado falará neste texto. Afinal, por que esse erro acontece? E o principal: tem solução? Confira os detalhes abaixo.

O que é o erro de pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?

Primeiramente, PSP é uma abreviação do inglês “Payment Service Provider” que, em português, significa Provedor de Serviços de Pagamento.

Já em termos práticos, um Pix é rejeitado pelo PSP significa que ocorreu um erro no provedor de serviços de pagamento do destinatário da transferência.

Ou seja, o problema em questão está relacionado ao banco da conta que recebeu a transferência.

Em quais situações pode ocorrer a falha de pagamento

Existem algumas situações que podem, sim, fazer com que um Pix seja recusado pelo provedor de pagamentos. Por exemplo esses casos:

  • Se informações como CPF ou outra chave Pix do destinatário forem inseridas de forma incorreta;
  • Caso o PSP tenha estabelecido um limite máximo de valor para as transações Pix. Ao ultrapassar a quantia, a transação pode ser rejeitada;
  • Se houver suspeita de fraude ou se a movimentação de fundos não estiver em conformidade com o titular da conta que envia o Pix, o PSP do destinatário pode recusar a transferência;
  • Por fim, também pode ocorrer instabilidade no sistema da instituição financeira em que o destinatário do Pix possui conta, o que pode levar à rejeição da transação.

Leia mais: Pix errado: o que fazer nessa hora? Como resolver o problema? Fique por dentro

Pagamento Pix rejeitado pelo PSP do recebedor: o que fazer para resolver o problema

Como os bancos não se posicionam acerca desse problema, os próprios usuários buscam soluções por si só.

O primeiro passo recomendado é verificar se a chave Pix foi digitada corretamente e confirmar com o destinatário se o sistema do banco dele está funcionando adequadamente.

Em alguns casos, aguardar um curto período de tempo e tentar realizar a transferência novamente pode resolver o problema.

Se o PSP utilizado estiver apresentando muitas falhas e dificultando o recebimento do Pix, é recomendável, portanto, cadastrar uma chave Pix em outra instituição financeira e repetir a transação.

Sendo assim, o que se pode fazer para resolver é verificar se os dados estão corretos e, caso estejam e o problema persista, tentar enviar para outra conta.

Leia também: Pix rejeitado Caixa: entenda o que é esse erro e as recomendações para resolver

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa