Pagamento (Pix) rejeitado pelo PSP do recebedor – Dentre as queixas que são frequentemente apresentadas por consumidores brasileiros, a falha na transferência por erro no PSP do recebedor costuma gerar mais dúvidas, já que o termo não é explicado pelos bancos e nem pelo Banco Central.
Uma transação via Pix é feita por meio de duas contas, uma que envia o dinheiro e a outra que será a receptora da quantia transferida através do método criado pelo BC.
Contudo, por se tratar de um sistema que conecta todas as contas bancárias do país para transferências instantâneas e gratuitas, é comum haver falhas, que são, inclusive, expostas por usuários na Internet – muitos por não saber como resolver.
E é sobre a falha do pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor que o Guia do Ex-Negativado falará neste texto. Afinal, por que esse erro acontece? E o principal: tem solução? Confira os detalhes abaixo.
O que é o erro de pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?
Primeiramente, PSP é uma abreviação do inglês “Payment Service Provider” que, em português, significa Provedor de Serviços de Pagamento.
Já em termos práticos, um Pix é rejeitado pelo PSP significa que ocorreu um erro no provedor de serviços de pagamento do destinatário da transferência.
Ou seja, o problema em questão está relacionado ao banco da conta que recebeu a transferência.
Em quais situações pode ocorrer a falha de pagamento
Existem algumas situações que podem, sim, fazer com que um Pix seja recusado pelo provedor de pagamentos. Por exemplo esses casos:
- Se informações como CPF ou outra chave Pix do destinatário forem inseridas de forma incorreta;
- Caso o PSP tenha estabelecido um limite máximo de valor para as transações Pix. Ao ultrapassar a quantia, a transação pode ser rejeitada;
- Se houver suspeita de fraude ou se a movimentação de fundos não estiver em conformidade com o titular da conta que envia o Pix, o PSP do destinatário pode recusar a transferência;
- Por fim, também pode ocorrer instabilidade no sistema da instituição financeira em que o destinatário do Pix possui conta, o que pode levar à rejeição da transação.
Leia mais: Pix errado: o que fazer nessa hora? Como resolver o problema? Fique por dentro
Pagamento Pix rejeitado pelo PSP do recebedor: o que fazer para resolver o problema
Como os bancos não se posicionam acerca desse problema, os próprios usuários buscam soluções por si só.
O primeiro passo recomendado é verificar se a chave Pix foi digitada corretamente e confirmar com o destinatário se o sistema do banco dele está funcionando adequadamente.
Em alguns casos, aguardar um curto período de tempo e tentar realizar a transferência novamente pode resolver o problema.
Se o PSP utilizado estiver apresentando muitas falhas e dificultando o recebimento do Pix, é recomendável, portanto, cadastrar uma chave Pix em outra instituição financeira e repetir a transação.
Sendo assim, o que se pode fazer para resolver é verificar se os dados estão corretos e, caso estejam e o problema persista, tentar enviar para outra conta.
Leia também: Pix rejeitado Caixa: entenda o que é esse erro e as recomendações para resolver
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!