Banco pode diminuir limite do cartão de crédito? Entenda seus direitos nesse tipo de situação

09/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Será quem um banco pode diminuir o limite do cartão de crédito? Essa é a dúvida de muitos consumidores que já passaram por isso.

Publicidade

Será quem um banco pode diminuir o limite do cartão de crédito? Essa é a dúvida de muitos consumidores que já passaram por essa situação ou têm receio de que aconteça no futuro. O Guia do Ex-Negativado explica neste post.

O cartão de crédito é o produto mais cobiçado pelos consumidores brasileiros que possuem acesso a contas bancárias. Afinal, é a maneira de conseguir realizar pagamentos de forma parcelada, na maioria dos casos.

Entretanto, também é um grande motivo de problemas que são gerados entre clientes e instituições financeiras. Um deles é a redução do limite.

Afinal, o banco pode diminuir limite do cartão de crédito?

Sim. Um banco pode realizar a redução do limite do cartão de crédito, inclusive sem aviso prévio em algumas exceções.

Isso porque, uma determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), em 2018, excluiu a obrigação de a instituição financeira aguardar por 30 dias após a comunicação junto ao cliente para a redução do limite.

Para reduzir o limite sem aviso prévio, no entanto, o banco precisaria entender que estava sofrendo risco de inadimplência mantendo o limite do cliente como está.

Na maioria dos casos comuns, entretanto, é necessário que haja comunicação por parte do banco para informar que o limite pode ser reduzido, ou que será diminuído após determinado período.

Por que um banco reduz limite de crédito?

Geralmente, essa ação tomada pelas instituições financeiras tem o objetivo de evitar futuros calotes, quando identifica um cliente que pode atrasar faturas em algum momento com o limite atual.

Além disso, o próprio relacionamento do banco com o cliente, através de outros produtos, também faz com que a instituição financeira se torne mais cautelosa.

Por fim, a situação financeira do cliente é frequentemente analisada em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Uma negativação ou redução no score de crédito pode afetar, sim, o seu limite.

Redução de limite de cartão de crédito é dano moral?

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em seu site oficial, é possível que sim. Mas cada caso pode variar.

Em uma publicação, o TJ-DF informa que um banco privado foi punido com indenização para o consumidor por ter alterado os serviços contratados, incluindo o limite de cartão de crédito.


Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça