Adicional de insalubridade conta para aposentadoria? Entenda se pode impactar ou não

09/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se o adicional de insalubridade conta para aposentadoria especial e como é possível usar o trabalho insalubre para se aposentar.

Publicidade

Adicional de insalubridade conta para aposentadoria especial? Essa é uma dúvida bastante comum de quem trabalha em condições insalubres, como em exposição ao frio ou calor intenso.

O adicional é pago mensalmente, pelo empregador, em favor do trabalhador. Ele decorre de uma compensação pelas condições nocivas de trabalho, que podem prejudicar a saúde em longo prazo.

Mas qual é a sua relação com a aposentadoria? As atividades nestas condições podem beneficiar o trabalhador para fins previdenciários? Descubra hoje, no Guia do Ex-Negativado.

Afinal, o adicional de insalubridade conta para aposentadoria?

Não. O adicional, em si, apenas conta para fins trabalhistas para o trabalhador. Contudo, para o INSS o pagamento dele não faz diferença e não dá, sozinho, acesso a condições mais benéficas de aposentadoria.

O que acontece, então, é que o adicional de insalubridade apenas dá indícios de que o trabalhador prestava serviços em condições insalubres. Entretanto, não comprova isso para o INSS.

Desse modo, o adicional de insalubridade, em si, não conta para a aposentadoria especial. Ao trabalhador cabe, ainda que receba o benefício, comprovar à Previdência que prestou atividades insalubres.

Saiba mais sobre o trabalho insalubre, seu adicional e como é feito o pagamento!

Como comprovar o trabalho insalubre?

Para isso, ao completar o tempo de trabalho mínimo para a aposentadoria especial (como veremos abaixo) o trabalhador deve apresentar alguns documentos, como PPP, LTCAT e CTPS.

Esses documentos são importantes justamente porque demonstram ao INSS quais eram as condições reais de trabalho. Ou seja, a existência de exposição a agentes insalubres.

É possível obter esses documentos diretamente com o empregador. Ou, ainda, com o sindicato da sua categoria. Assim, a insalubridade conta para a aposentadoria.

Quais são as regras da aposentadoria especial?

As regras dependem da situação. Afinal, em 2019 ocorreu a Reforma Previdenciária, que mudou regras relativas aos benefícios pagos pelo INSS, inclusive quanto à aposentadoria especial.

Quem preencheu as regras antes de novembro de 2019 pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de atividade especial (insalubre ou perigosa), o que varia com o agente nocivo. Aqui, não há idade mínima.

Por outro lado, para quem não completou os requisitos antes da reforma das normas, deve ter:

  • 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial ou;
  • 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial ou;
  • 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça