Call us now:
Nubank faz novas demissões – O alerta foi ligado após duas falências de grandes bancos serem decretadas nos Estados Unidos, sendo um deles voltado inclusive para o setor da tecnologia, o que para algumas pessoas pode quebrar bancos digitais no Brasil. Tem algo relacionado a isso impactando o Nubank hoje? Entenda a situação aqui no Guia do Ex-Negativado.
Por ser o banco digital com maior número de usuários no país, o Nubank tem suas ações sempre observadas e avaliadas pelos próprios consumidores, muitos deles costumam buscar informações ou até discutir sobre o tema em redes sociais.
Na última semana, o Nubank confirmou mais uma rodada de demissões – é a segunda somente no ano de 2023.
Nubank faz novas demissões e cláusula chama a atenção
Demissões não são novidades em startups, que estão sempre buscando inovação e não perdem tempo caso algum setor não esteja entregando o resultado desejado.
O Nubank demitiu 30 funcionários na sexta-feira (10), sendo pelo menos dos setores de contratações e de design de produto.
Vale lembrar que em dezembro de 2022 já havia acontecido um corte de 22 pessoas no setor de contratações.
De acordo com o Portal do Bitcoin, que obteve acesso a um contrato de rescisão de uma funcionária, a cláusula que tem chamado a atenção é a de “não-difamação”.
Isto é, “não fazer comentários ou afirmativas sobre qualquer pessoa ou entidade, inclusive, mas sem limitação, à imprensa, à mídia, em redes sociais diversas” relacionados ao Grupo Nubank.
A funcionária demitida que conversou com o Portal do Bitcoin falou o seguinte:
“Foi se criando um clima tenso. Cortavam coisas pequenas do orçamento como voucher do Ifood em ações internas. Cancelaram até mesmo a festa de final de ano da empresa, mesmo com local marcado. A partir de dezembro, os cortes começaram. Aos poucos, mas de maneira recorrente. Quando marcaram a reunião hoje de manhã, eu sabia que tinha chegado a minha vez”.
Nas redes sociais, alguns usuários do Nubank fizeram comentários sobre o assunto.
@nubank Muita coincidência uma rodada gigante de demissões antes da falência do Silicon Valley Bank (SVB). E ainda pagando funcionários para não falarem a verdade. Isso é muito suspeito.https://t.co/aICg5b8WKb
— -Sr. Gug4- (@Sr_goog4) March 14, 2023
e o @Nubank que fez mais uma rodada de demissões em massa e colocou uma CLÁUSULA de “não-difamação” no contrato de desligamento?
o funcionário que assinasse, ganhava um salário extra e mais 3 meses de plano médico.
esse sim é o famoso PAY TO WIN!!!
— DON (@DonInfierno) March 13, 2023
Assim como não é novidade demissões nas fintechs e startups, também é comum encontrar relatos sobre desligamentos nas redes sociais. A novidade é q as empresas estão adicionando cláusulas nos contratos pra os ex-funcionários não falarem mal dela. Que loucura!
Esse é da Nubank: pic.twitter.com/3L4pw0Cyx8
— Kamila Camilo (@kamilacamilo_) March 13, 2023
Novas demissões do Nubank têm relação com falência de bancos nos Estados Unidos?
Segundo informa o Nubank, não tem nenhuma relação com falências dos bancos SVB e Signature Bank ou tampouco é uma onda de demissão em massa.
A posição enviada pelo Nubank à imprensa é que, apesar de ter feito uma reestruturação nos setores em que houve demissões, a tendência é de seguir buscando novos funcionários.
“Os desligamentos ocorridos não se tratam de demissões em massa ou layoffs. O Nubank, como todas as empresas, avalia constantemente sua estrutura e realiza ajustes de acordo com as demandas do negócio, performance, necessidade de equipe, entre outros, inclusive realocando as pessoas impactadas para novas posições abertas na companhia, quando possível. Também reiteramos que a empresa segue contratando, no ritmo adequado para os seus planos de negócios em 2023”.
Relembre a primeira onda de demissões em 2023 do Nubank
No fim de janeiro, o Nubank já havia confirmado o desligamento de 40 funcionários da área de investimentos.
O motivo seria o prejuízo gerado pela inserção de papéis das Americanas nas caixinhas do Nubank, o que gerou fortes críticas do banco pelo fato de o fundo de renda fixa ter se desvalorizado.
Na ocasião, o Nubank afirmou que havia feito uma “cuidadosa análise” e que tinha o objetivo de continuar contratando após ter aumentado em 2.000 o número de funcionários no ano de 2022.
App para ajudar a organizar suas finanças pessoais
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!