BNDES suspende 9 linhas de crédito e deputado Kim Kataguiri ataca: “financiar ditadura”

BNDES suspende 9 linhas de crédito – Junto com o anúncio feito pelo governo Lula (PT) da posse de Aloizio Mercadante (PT) como presidente do BNDES, o banco do desenvolvimento, por sua vez, suspende 9 linhas de crédito. A medida vem gerando críticas no setor do agronegócio, principal afetado, e de opositores. Confira aqui no Guia do Ex-Negativado.

BNDES suspende 9 linhas de crédito

Foram suspensas nove linhas de crédito voltadas para o setor rural, incluindo linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Também são atingidos em cheio:

  • Programa para a adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária (ABC+);
  • Programa para construção e ampliação de armazéns (PCA);
  • Programa de financiamento à agricultura irrigada e ao cultivo protegido (Proirriga); e
  • Programa de capitalização de cooperativas agropecuárias (Procap-agro giro).

Governo federal promete estar perto do setor agro

Próximo de ser oficializado como secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal, Neri Geller, afirma que já está atuando no sentido de aproximar o setor agro do governo federal.

“Discutir políticas que possam dar resultados para o setor, ajudar a economia, ajudar na geração de emprego, de renda, que é a grande finalidade do governo federal. Vamos ouvir para levar as demandas e, depois, começar a implementar. Vamos puxar o setor para perto”, afirmou Geller, ao Canal Rural PR.

Neri Geller também afirma que os juros altos, como vem sendo alvo de críticas do presidente Lula, têm impactado negativamente para a concessão de crédito no mercado.

Lula admite possibilidade de financiar obras fora do país com o BNDES

A medida tomada de suspender linhas de crédito rural ocorre poucos dias após o próprio presidente da República e o novo presidente empossado do BNDES admitirem a possibilidade de realizarem novos financiamentos para obras no exterior.

Um exemplo seria a construção de um gasoduto na Argentina, que, inclusive, ligaria até o Brasil.

Kim Kataguiri se posiciona contra a suspensão de 9 linhas de crédito do BNDES

Assim que houve o anúncio, o tema foi rapidamente comentado por políticos, em especial opositores ao governo Lula.

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) utilizou seu tempo na Câmara dos Deputados para discursar com críticas à medida de cortar linhas de crédito para o setor agro.

“O BNDES fez um anúncio de corte de nove linhas de crédito para o agronegócio. O BNDES deixa de incentivar a atividade mais lucrativa do nosso país, uma das atividades que mais geram emprego, que mais geram renda, para financiar ditadura, para dar dinheiro a fundo perdido. Isso é inaceitável. O orçamento previsto no governo Lula é maior para a cultura do que para agricultura”, asseverou o deputado. 

App para cuidar das finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário