Bolsa Família 2023 é pago para mãe solteira, mas existe outro auxílio?

13/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Bolsa Família 2023 é pago para mãe solteira, mas existe outro auxílio? Saiba a verdade sobre o tema e não caia em fake news.

Publicidade

Bolsa Família 2023 e mãe solteira – Um dos temas mais buscados em relação a benefícios sociais do governo federal é o suposto Bolsa Família ou Auxílio para mãe solteira.

O motivo da alta nas buscas se dá por motivos claros relacionados ao aumento do número de mulheres que, por sua vez, se declaram como responsável principal pela criação dos filhos.

Ao longo do ano de 2023, foram várias as especulações que deram conta de um possível novo benefício direcionado a este público, mas, neste mês de novembro, será que existe alguma novidade? E como fica o Bolsa Família para mãe solteira em 2023? É o que fomos conferir!

Como pedir Bolsa Família 2023 mãe solteira ?

Primeiramente, esclarecemos que o Bolsa Família é exatamente o mesmo para mãe solteira ou para outros perfis de pessoas que busquem receber o benefício.

Ou seja, o modelo de cadastro é exatamente o mesmo do habitual. Contudo, é importante ressaltar que as mães solteiras possuem prioridade para a aprovação do benefício.

A “solicitação” para receber Bolsa Família 2023 mãe solteira requer apenas que a mulher em questão faça um cadastro no CadÚnico, em um CRAS na sua cidade.

Ao estar no grupo das cidadãs inscritas no Cadastro Único, já será possível ter sua inscrição avaliada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que mensalmente faz avaliações sobre os cadastros.

Auxílio mãe solteira: alguma novidade sobre o benefício?

Já o suposto auxílio para mãe solteira é um tema recorrente nas pesquisas feitas por mulheres na Internet.

Vale mencionar, antes de tudo, que este seria um benefício completamente diferente em relação ao Bolsa Família.

E a resposta é não. Até este momento não existe absolutamente nenhuma previsão de que o Auxílio mãe solteira comece a ser pago neste ano.

Também é importante destacar que este tema não surge “do nada”, mas, sim, de um Projeto de Lei que está posto na Câmara dos Deputados.

Trata-se do PL 2099/2020, que propõe:

“Instituir o auxílio permanente à mulher provedora de família monoparental, no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) mensais, e dá outras providências”.

O projeto é de autoria do ex-deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), enviado para a Mesa Diretora da Câmara em abril de 2020, quando foi declarado estado de pandemia por causa da Covid-19.

Em novembro do mesmo ano, a relatora da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada federal Erika Kokay (PT-DF), aprovou o texto, mas desde então o tema estacionou na Comissão de Saúde. Dificilmente voltará a ter andamento.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa