Auxílio permanente mãe solteira 2023 foi aprovado? Veja o que se sabe sobre o benefício

20/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Auxílio Permanente Mãe Solteira 2023 se volta para mulheres que criam e sustentam, sozinhas, os filhos. Conheça-o e saiba quem pode receber

Publicidade

O Auxílio Permanente Mãe Solteira 2023 foi aprovado? Ele é um dos benefícios que mais gera expectativa entre a população. Ele objetiva auxiliar mães solo, responsáveis sozinhas pela criação e sustento dos filhos, a cumprir com essa missão e conquistar independência financeira.

Por isso, é de extrema importância. Especialmente quando consideramos que, conforme números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem 11 milhões de mães solteiras no Brasil.

Mas quando iniciam os pagamentos do benefício e quem poderá se beneficiar? Saiba tudo sobre o auxílio e, também, conheça suas regras. Tudo isso aqui, no Guia do Ex-Negativado.

Quando iniciam os pagamentos do Auxílio Permanente Mãe Solteira em 2023?

Ainda não há uma definição de quando o benefício começará a ser pago e nem se ele realmente existirá. Afinal, ele ainda corresponde a um projeto de lei (PL) que neste ano completa 3 anos de apresentação. Portanto, ele espera análise e votação pelos congressistas.

O benefício foi proposto ainda em 2020 pelo deputado federal Assis Carvalho (PT-PI). Apesar disso, sua tramitação pouco avançou nos últimos 3 anos. Portanto, não se sabe se ele terá sucesso na aprovação e, também, quando ocorrerá sua análise.

Poderá ter Auxílio Permanente Mãe Solteira em 2023?

Isso depende, necessariamente, da análise e votação pelas casas que compõem o Congresso Federal. Isto é, da Câmara dos Deputados e, posteriormente, pelo Senado. Todavia, não é possível afirmar se o PL que cria o benefício avançará ou não neste ano.

Quais são as regras do benefício para mães solteiras?

O projeto de lei que prevê o pagamento de Auxílio Mãe Solteira em 2023 possui uma série de regras. Assim, caso ele obtenha aprovação, poderá beneficiar mulheres que se enquadrem nestes requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos completos;
  • Desempregada;
  • Não receber benefícios previdenciários ou de natureza assistencial;
  • Renda mensal familiar de até 3 salários mínimos (R$ 3960) ou individual de até meio salário mínimo (R$ 660);
  • Inscrita no Cadastro Único.

Todavia, uma vez que a tramitação do projeto que cria o Auxílio Permanente Mãe Solteira 2023 ainda não terminou, é necessário aguardar seu avanço nas casas legislativas.

Conheça outros benefícios no App do Guia! Saiba quais são os direitos sociais e trabalhistas da população brasileira e, também, confira oportunidades financeiras que podem ajudar você a equilibrar suas finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça