Bolsa Família: o que fazer se meu benefício não caiu na conta? Saiba como agir para resolver

Meu benefício não caiu na conta – O maior receio de quem está cadastrado em programas sociais é justamente parar de receber o benefício por algum motivo.

Dessa forma, é comum que muitos beneficiários busquem informações para entender porque o benefício não caiu na conta no mês em questão.

No caso do Bolsa Família, é fato público que o governo federal tem feito análises periódicas para suspender o cadastro de pessoas que não possuem direito a receber.

Mas será que esse é o seu caso? E o que pode ser feito para resolver se o benefício não cai na conta? É o que o Guia do Ex-Negativado informa hoje.

Por que meu benefício não caiu na conta? Conheça os possíveis motivos

O governo já iniciou a rodada de pagamentos do Bolsa Família no mês de maio.

O primeiro ponto a se atender, portanto, é sobre o calendário. Os pagamentos já começaram, mas ainda não foram finalizados. Dessa forma, é essencial verificar o cronograma e o horário de pagamento do benefício. A sua data pode ainda não ter chegado.

Leia mais: A partir de que horas o benefício cai na conta? Hora certa e datas confirmadas do Bolsa Família

Outro motivo é realmente a possibilidade de ter tido seu cadastro suspenso provisoriamente pelo ministério do Desenvolvimento.

Nesse caso, ocorre por não cumprir mais as regras do programa, em especial a de renda, ou por não ter feito atualizações obrigatórias no cadastro.

Por fim, cadastros que contam com criança ou grávida na composição familiar devem obrigatoriamente ter a manutenção da frequência escolar, vacinas atualizadas ou acompanhamento do pré-natal.

O que fazer para resolver se meu benefício não caiu?

Caso ainda não tenha atingindo a sua data no calendário, resta apenas aguardar para que o dia chegue e o dinheiro seja depositado.

Mas, se o problema seja maior que esse, a única possibilidade de resolução é através de uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Lá, será necessário atualizar devidamente o seu cadastro no CadÚnico, informando detalhadamente os dados atuais da sua composição familiar.

Não é recomendado esconder nenhum tipo de informação, mesmo que se trate de um aumento na renda, pois pode ser visto como tentativa de fraude.

Famílias com cadastro atualizado, e aptos a receber o benefício, voltam normalmente a receber até o mês seguinte.

Leia mais: Quem teve o Bolsa Família bloqueado recebe atrasado? Regularize para sacar seu dinheiro

App grátis para anotar seus gastos financeiros e ter dicas de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de renda extra e ficar por dentro de direitos e benefícios que possui. 

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário