Bolsonaro pode ser deportado dos EUA caso seja remunerado; entenda a situação

Bolsonaro deportado – Vem surgindo informações de que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), corre o risco de ser deportado dos Estados Unidos caso seja remunerado no país norte-americano. Por que isso aconteceria? Entenda aqui  no Guia do Ex-Negativado a situação.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde os últimos dias de 2022. Ele deixou o Brasil, a princípio, para não participar da cerimônia de posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e segue sem retornar desde então.

Sua entrada nos EUA aconteceu com o visto tipo A1, que é voltado para autoridades, porém ele expirou no dia 1º de janeiro, justamente quando deixou de ser presidente da República.

A partir daí, ele recebeu um prazo de 30 dias para solicitar um novo visto ou seria deportado para o Brasil. Uma nova solicitação foi feita por seus advogados, porém a categoria do novo visto do ex-presidente é B1/B2, que significa viagens de negócios e turismo.

Por que Bolsonaro pode ser deportado dos Estados Unidos?

O tema que surgiu nas redes sociais e, de fato, procede, é que Jair Bolsonaro correria o risco real de deportação caso seja remunerado por suas atividades nos Estados Unidos.

O ex-presidente brasileiro tem concedido palestra e conferências para organizações e empresas nos EUA, mais especificamente na cidade de Orlando, no estado da Florida, onde ele se instalou.

Ele pode continuar dando suas palestras no país norte-americano, desde que não receba dinheiro por isso.

O motivo é que feriria as leis de imigração, já que o seu visto é voltado exclusivamente para negócios e turismo, mas não lhe permite ganhar dinheiro por cada trabalho realizado.

O ex-presidente passaria por um processo de deportação porque poderia ocorrer sonegação de imposto de renda pelo fato de ele não ser uma pessoa residente legal nos EUA – com seu visto atual, é apenas um viajante com data para retornar ao país de origem.

Senadores dos Estados Unidos defendem deportação de Bolsonaro

Alguns deputados democratas, aliados do presidente norte-americano Joe Biden, defendem a deportação do ex-presidente brasileiro.

O argumento dado pelos senadores americanos é que Bolsonaro estaria usando sua estadia nos EUA para “fomentar ataques à democracia brasileira”, como no dia 8 de janeiro.

O pedido dos senadores, entretanto, não avançou para o presidente Biden.

Bolsonaro segue legitimamente nos Estados Unidos com visto B1/B2, mas precisará novamente renovar sua estadia ao fim do prazo. Seu visto atual dura até seis meses.

App para controle de gastos e notícias sobre finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário