BPC tem décimo terceiro? Entenda como funcionam os direitos do beneficiário

27/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se o BPC tem décimo terceiro e como funciona esse benefício, quem pode recebê-lo, as regras de pagamento e como solicitá-lo.

Publicidade

BPC tem décimo terceiro? Neste mês acontecem os pagamentos remanescentes do 13° salário do INSS. Muitos irão receber, como pensionistas e aposentados.

Descubra hoje, no Guia do Ex-Negativado, se quem recebe Benefício de Prestação Continuada está entre as pessoas que poderão receber o décimo terceiro salário.

BPC tem décimo terceiro?

Não, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada não tem direito ao 13° salário. Afinal, este não é um benefício previdenciário, ainda que seja pago pelo INSS.

O BPC tem natureza social e assistencial. Aliás, para recebê-lo sequer é necessário ter feito contribuições ao INSS anteriormente. Desse modo, existem alguns direitos que não se aplicam aos beneficiários.

Quais são os direitos do BPC?

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada tem direito a receber um salário mínimo mensalmente. Atualmente, então, o valor de repasse corresponde a R$ 1.212.

Assim como o BPC não tem direito ao décimo terceiro, ele também não gera pensão por morte aos seus dependentes e não pode se aposentar.

Quem pode receber o BPC?

Esse é um benefício que se volta às pessoas com deficiência e aos idosos com 65 anos de idade ou mais que também sejam de baixa renda.

Para recebê-lo, é necessário que a renda familiar do beneficiário seja de até 1/4 de salário mínimo por pessoa. Ou seja, de R$ 404.

Basta somar a renda de todos os integrantes e dividir pelo número de pessoas da família que residem conjuntamente, independentemente  da idade e se possuem renda ou não.

Como dito anteriormente, não há necessidade de contribuir ao INSS para ter direito a esse benefício. Contudo, a família deve ter inscrição no CadÚnico.

BPC não tem décimo terceiro; mas será que o estagiário tem? Descubra aqui!

Como receber o BPC?

Para isso, é possível se informar junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Porém, também é possível requerer o benefício sem intermediadores.

Neste caso, basta acessar o Meu INSS. Este é um aplicativo e um portal para acesso pelo navegador. Ali, basta fazer login (ou cadastro), acessar “Novo Pedido” e seguir os passos em tela.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça