Bradesco transfere dívida das Americanas para União e Itaú e Santander fazem o mesmo

A crise das Americanas tem tido a cada dia um novo capítulo. Dessa vez, o banco Bradesco é quem transfere parte da dívida que a varejista possui para a União, que poderá dinheiro público na negociação. O Guia do Ex-Negativado explica com detalhes o tema.

Bradesco transfere parte da dívida das Americanas para a União

A informação que chegou ao mercado é de que o Bradesco pretende transferir um total de 40% da dívida bilionária das Americanas (cerca de R$ 4,9 bilhões somente com este banco).

Sendo assim, a União vai assumir até R$ 1,8 bilhão da dívida que a Americanas possui com o Bradesco, através do Provisionamento para Devedores Duvidosos (PDD) acionado pela instituição financeira, que pagará menos impostos por conta disso.

Em resumo, os dividendos em questão são privados, mas os prejuízos são socializados, tendo em vista que o dinheiro da União sairá dos cofres públicos. Isto é, do bolso do contribuinte brasileiro.

Entenda a ação tomada pelo Bradesco

Provisionamento para Devedores Duvidosos (PDD) é uma prática contábil utilizada pelas empresas para prever e contabilizar perdas com débitos de clientes altamente inadimplentes, como é o caso da Americanas atualmente.

Ao fazer o PDD, o Bradesco reconhece a possibilidade o débito para a Americanas pode se tornar incobrável e registra isso como uma despesa no seu balanço patrimonial. Ao transferir parte da dívida para a União, o banco se resguarda de que vai receber, pelo menos, 40% do débito.

Outros bancos também aderiram essa medida

Também gigantes do mercado financeiro brasileiro, Itaú e Santander foram outros que provisionaram 30% das dívidas que a Americanas possuem para reduzirem seus impostos. Ambos também têm valores bilionários a receber.

App para ajudar você com as finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário