Brasileiro não considera Inteligência Artificial uma ameaça ao seu emprego

02/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Apesar de todos os estudos mostrarem que diversos postos de trabalho podem ser substituídos, brasileiros seguem otimistas.

Publicidade

Inteligência artificial é ameaça? – Uma coisa não podemos negar: a inteligência artificial veio para ficar e já mudou muita coisa. Prova disso é estardalhaço que o Chat GPT gerou na comunidade internacional com as novas acusações de plágio. Porém, apesar do caos total, brasileiros não acham que Inteligência Artificial é ameaça aos seus postos de trabalho, conclui estudo nacional.

Inteligência artificial é ameaça? O que diz a pesquisa

O estudo recente “Avanço da Tecnologia é Ameaça ou Oportunidade às Carreiras” trata-se de uma iniciativa da plataforma de inteligência “Futuros Possíveis”, em uma parceria com o instituto de pesquisa Opinion Box.

O interesse era saber como o brasileiro se sente frente ao avanço da Inteligência Artificial.

Segundo o estudo, 77% dos brasileiros não acreditam que podem um dia sofrer substituição por alguma tecnologia em seu posto de trabalho.

Na verdade, a maioria acredita que a Inteligência Artificial surge como uma forma de aperfeiçoar os seus trabalhos. Mais precisamente, 69% dos entrevistados acreditam que a IA deixará os trabalhos mais fáceis.

O estudo da Opinion Box pôs os entrevistados em contato com recente pesquisa da Universidade de Oxford.

No caso, o estudo mostra que centenas de milhares de empregos podem ser facilmente ocupados por tecnologias de Inteligência Artificial. Porém, ainda assim, apenas 15% dos brasileiros acreditam que a pesquisa está correta e que a substituição acontecerá.

Empregos mais “ameaçados”

De certa forma, quase todas as carreiras sofrerão impacto em algum nível com o avanço da Inteligência Artificial.

Entretanto, alguns empregos parecem estar mais expostos à substituição, sobretudo após a consolidação do Chat GPT. Trabalhos que envolvem a criatividade humana podem ser feitos pela tecnologia de forma eficiente.

Por exemplo: tradutores, matemáticos, jornalistas, assistentes administrativos, profissionais de relações públicas, professores e escritores já sentem a ameaça pela ferramenta.

No entanto, mesmo engenheiros de software ou de blockchain, contadores e economistas podem sofrer em algum nível com o impacto dessas novas ferramentas. Isso preocupa bastante os pesquisadores.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça