Buscando consultar o código familiar pelo CPF? Veja como fazer

09/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como consultar o código familiar pelo CPF e quais são os benefícios que ele pode proporcionar às famílias.

Publicidade

Consultar código familiar pelo CPF – Você sabe o que é o código familiar e para que ele serve? O código familiar é um número de identificação que agrupa os membros de uma mesma família que vivem sob o mesmo teto.

Ele é usado para facilitar o acesso a programas sociais do governo, como o Bolsa Família, por exemplo.

O código familiar é composto por 11 dígitos, sendo os nove primeiros iguais ao CPF do responsável pela família e os dois últimos, por sua vez, um sequencial que indica a posição de cada membro na família.

Por exemplo, se o CPF do responsável é 123.456.789-00, o seu código familiar será 12345678900-01, o do seu cônjuge será 12345678900-02, o do seu filho mais velho será 12345678900-03 e assim por diante.

Como consultar o código familiar pelo CPF

Para consultar o seu código familiar pelo CPF, você pode acessar o portal do governo.

No site em questão, você pode informar o seu CPF e sua data de nascimento.

Em seguida, é possível acessar a área “Meu Código Familiar” e ver o seu número e o dos seus familiares.

Na verdade, o código faz parte do Cadastro Único. Assim, ao acessá-lo, é possível encontrar o código familiar.

Veja o que é dito no site do governo:

“Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web (…)”. 

Quais são os benefícios de ter um código familiar?

Ter um código familiar traz vários benefícios para você e para a sua família. Com ele, você pode:

  • Ter acesso a programas sociais do governo que podem melhorar a sua renda e a sua qualidade de vida;
  • Ter mais facilidade para comprovar a sua situação socioeconômica e a sua composição familiar;
  • Ter mais segurança na hora de receber os seus benefícios, evitando fraudes e erros;
  • Ter mais controle sobre os seus gastos e as suas finanças, podendo planejar melhor o seu orçamento.

Cadastro Único: a porta de entrada para benefícios sociais

O Cadastro Único é um instrumento fundamental no Brasil, para identificar e caracterizar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Este cadastro reúne informações de pessoas de baixa renda em todo o país. Fornecendo, assim, dados importantes para a implementação de políticas públicas e programas sociais.

Ele é a porta de entrada para diversos benefícios, como o Bolsa Família, que auxilia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Além disso, também é utilizado para a concessão de outros programas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência.

Através do Cadastro Único, o governo pode direcionar recursos de forma mais eficaz, garantindo que aqueles que mais necessitam recebam o apoio necessário. 

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça