Cadastro Único incluirá dados do CNIS para aprimorar programas sociais

Cadastro Único incluirá dados do CNIS – O governo federal anunciou uma nova medida para aprimorar a eficácia dos programas sociais. O Cadastro Único, base para mais de 30 programas sociais, agora incluirá dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A informação foi divulgada por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (10).

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) contém mais de 80 bilhões de registros administrativos, abarcando informações como nascimento, óbito, CPF e atualizações sobre renda, vínculos de emprego formal e pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados pelo INSS.

Importância da integração

A integração entre o CNIS e o Cadastro Único proporcionará dados mais precisos e atualizados para a formulação, implementação, avaliação e monitoramento das políticas públicas sociais.

Assim, há uma maior efetividade para aplicação desses programas.

Será possível uma análise mais ágil das condições de acesso aos direitos e benefícios, podendo fortalecer a proteção social das famílias com baixa renda e, ainda, diminuir as despesas operacionais com funcionários.

Uma das vantagens da integração será a atualização automática da renda de uma pessoa registrada no CNIS na base de dados do Cadastro Único, o que resultará em benefícios mais precisos.

Benefícios nos municípios e no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também afirmou que os municípios serão beneficiados com a medida.

Ela terá impacto direto na folha de pagamento do programa Bolsa Família no mês seguinte ao processo de integração, previsto para ocorrer em julho.

Com a inserção dos dados do CNIS, o pagamento dos benefícios será qualificado, proporcionando uma proteção social mais eficaz às famílias em situação de vulnerabilidade.

Em suma, a integração do CNIS ao Cadastro Único representa um avanço na gestão dos programas sociais, que agora poderão contar com informações mais precisas e atualizadas para aprimorar a eficácia e eficiência das políticas públicas sociais no Brasil.

Deixe um comentário