Cadastro Único para programas sociais do governo federal: como fazer e quais benefícios obter

Cadastro Único para programas sociais do governo federal – Como fazer e quais são os benefícios que podem ser alcançados por meio do CadÚnico são questionamentos frequentes entre os cidadãos brasileiros.

Neste texto, o Guia do Ex-Negativado detalha o que é este cadastro, como ele é usado e o principal: quem pode e de qual forma posso fazer a minha inscrição? Confira tudo abaixo!

O que é Cadastro Único e para que ele serve?

O Cadastro Único, para programas sociais do governo federal, é um instrumento de identificação e coleta de informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda.

Ele é utilizado como base para a seleção e inclusão em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Vale-Gás e quaisquer outros benefícios que futuramente sejam lançados pelo governo federal.

Seu objetivo é de justamente conseguir filtrar uma base de cidadãos que têm direito aos programas sociais diante das regras impostas pela legislação brasileira.

Como me inscrever no Cadastro Único para programas sociais do governo federal?

Primeiramente, já afirmamos que não é possível fazer a inscrição pela Internet, mas existe a possibilidade fazer o “pré-cadastro” pelo site gov.br, iniciando o lançamento dos seus documentos, afim de agilizar o processo quando comparecer ao centro responsável.

Para fazer o Cadastro Único, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. É a única maneira de conseguir a inscrição definitiva.

No CRAS, leve consigo obrigatoriamente:

  • CPF (como responsável pela Família), além da documentação de todos os familiares da mesma residência.

Comprovantes de endereço, de preferência a conta de luz, de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos e de renda ajudam a conseguir a inscrição, mas não são obrigatórios.

É importante observar que no dia da entrevista, não é necessário que toda a família compareça ao local de cadastramento.

Se você for maior de 16 anos e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família como Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

O cadastro é voltado especialmente para pessoas com renda mensal de até meio salário mínimo.

Quais são os benefícios que podem ser obtidos através do Cadastro Único?

Conheça os benefícios:

Acesso a programas sociais

Ao se cadastrar, sua família pode ser selecionada para participar de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, que oferece transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza (até R$ 218 como renda mensal por pessoa).

Descontos na conta de luz

Com o Cadastro Único, você pode ter direito a descontos na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Vale-Gás

O Auxílio Gás, no valor de até 50% do preço do gás de cozinha, é pago a cada dois meses.

Prioridade em programas habitacionais

O Cadastro Único é utilizado como prioridade no momento de seleção para programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida.

Isenção em inscrições para concursos públicos

Inscritos no CadÚnico não pagam a taxa cobrada por bancas responsáveis pelos concursos públicos.

Prioridade em programas estudantis

Quem faz parte do Cadastro Único também recebe prioridade e maior possibilidade de obtenção de bolsas em universidades privadas, além de maior probabilidade de conseguir um financiamento estudantil (FIES).

App grátis para anotar seus gastos financeiros e ter dicas de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de renda extra e ficar por dentro de direitos e benefícios que possui. 

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário