Call us now:
Está na fase final o período obrigatório para atualizar dados do Cadastro Único que visa evitar o cancelamento de benefícios. Saiba hoje aqui no Guia do Ex-Negativado, como encontrar sua situação e como realizar a atualização.
Como conferir a situação do Cadastro Único?
Antes de partir para a atualização dos dados, é importante saber como conferir a sua situação cadastral no CadÚnico do Governo Federal.
Desde março, o Governo criou o aplicativo do Cadastro Único, além de um site na Internet, no qual é possível saber a situação cadastral.
No aplicativo ou no site, basta realizar o acesso informando o seu CPF para receber informações sobre em qual situação o cadastro está: em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e qual deve ser o procedimento para regularizar seu registro.
Como atualizar dados do Cadastro Único?
Existem duas maneiras para realizar esse procedimento. Entenda:
Atualização com mudança nas informações do cadastro:
Caso tenha alguma mudança na composição familiar, nos seus documentos pessoais, ou mudança de domicílio, é necessário comparecer a um CRAS ou posto do Cadastro Único em seu município.
Para atualização cadastral, o Responsável Familiar deve comparecer ao local portando CPF e título de eleitor, além de um documento de cada membro da família.
No posto de atendimento aos beneficiários do CadÚnico, atualmente vem sendo registradas grandes filas, tendo em vista o alto número de cidadãos que precisam realizar a atualização cadastral.
Atualização sem mudança nas informações:
Caso o seu cadastro não possua nenhum tipo de mudança a ser feito, como por exemplo de renda ou de um novo membro na família, ou de endereço, não há necessidade de comparecer a um CRAS.
Isto porque, será possível realizar o processo de atualização cadastral através do próprio aplicativo do Cadastro Único, como mostrado acima.
Prazos para atualizar dados do Cadastro Único: calendário está chegando no fim
É fundamental ter atenção ao calendário divulgado pelo Governo Federal para que o cadastro seja devidamente atualizado.
Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, o prazo de atualização dos dados foi prorrogado por mais 30 dias a contar do dia 12 de outubro de 2022.
Já para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo máximo para atualizar seus dados é até dezembro de 2022.
O que acontece se não atualizar dados do Cadastro Único?
Como destacado anteriormente, é possível, sim, perder direito aos benefícios que atualmente recebe.
Caso a atualização cadastral não ocorra, as famílias poderão ser retiradas do programa social a partir de julho de 2023.