CadÚnico: beneficiários com dados desatualizados podem ser excluídos

As famílias beneficiárias de programas sociais com dados desatualizados no CadÚnico podem ser excluídas de todos os programas federais de renda.

O Cadastro Único é a maior ferramenta que o Governo Federal possui em mãos para conseguir incluir famílias de baixa renda nos maiores programas de renda do país, como são os casos da Tarifa Social de Energia Elétrica e, principalmente, o Auxílio Brasil.

Com isso em vista, o pedido do Ministério da Cidadania é de que as famílias mantenham seus dados atualizados para que o Governo possa saber a situação de cada uma no momento de repassar o benefício.

Famílias com dados desatualizados no CadÚnico podem ser excluídas

Em uma publicação, o Ministério da Cidadania afirmou o seguinte:

“A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”.

Existem dois tipos de regularização do cadastro, sendo que uma se chama Revisão Cadastral e a outra Averiguação Cadastral.

A revisão do cadastro é feita para as famílias que atualizaram dados entre 2016 a 2017, enquanto a averiguação cadastral ocorre no caso das famílias com divergência entre dados preenchidos e as informações obtidas em outras fontes públicas.

O prazo para a atualização cadastral foi ampliado para o mês de agosto de 2022 nos casos de famílias com cadastro atualizado ou com divergência nos dados.

Já para quem está com cadastro desatualizado, o prazo estimado é até o mês de outubro de 2022.

Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, a família deve atualizar os dados até o mês de dezembro de 2022.

Como realizar a atualização do Cadastro Único?

As famílias que estão na lista de revisão recebem mensagens nos comprovantes de pagamento dos benefícios, assim como também é possível verificar no aplicativo Cadastro Único.

O processo de atualização é feito exclusivamente em postos da prefeitura, que cuidem do CadÚnico, e principalmente em um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – do município.

Deixe um comentário