,

Caí no golpe do Pix, o que fazer? É possível reaver o dinheiro? Entenda como agir

20/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Caí no golpe do Pix, o que fazer? Se você foi vítima de uma fraude envolvendo esse formato de transferência, saiba suas opções.

Publicidade

Caí no golpe do Pix, o que fazer? Os criminosos estão cada vez mais criativos, o que faz com que os tipos de golpes se multipliquem e façam cada vez mais vítimas.

Se você é uma delas, a nossa primeira dica é não entrar em desespero. Afinal, existem alguns recursos que podem ajudar você a reverter a situação. Conheça quais são eles e saiba o que fazer mediante este cenário, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Caí no golpe do Pix, posso cancelar a transação?

Não, pois este tipo de transferência não permite que o indivíduo cancele a transferência. Afinal, a permissão de cancelamento iria contra a própria natureza deste tipo de transação financeira, cujo intuito é permitir o envio de dinheiro em tempo real com segurança.

Todavia, isso não significa que não existam soluções para a sua situação. Você ainda conta com alguns mecanismos criados pelo Banco Central (BC) justamente para proteger a população contra criminosos.

O que fazer ao cair no golpe do Pix?

Caso você perceba que se tornou uma vítima de um dos inúmeros golpes do Pix – seja em relação ao “Pix reverso” ou à fraude em que um criminoso se passa por algum amigo, familiar ou conhecido – a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu banco.

Ao fazer isso, você comunica à instituição bancária o ocorrido. Desse modo, é possível se valer do MED, ou Mecanismo Especial de Devolução. Ele corresponde a uma ferramenta do BC para evitar a multiplicação de golpes do Pix e de vítimas pelo Brasil.

Desse modo, o seu banco irá entrar em contato com o banco destinatário da transferência e informar que você caiu no golpe do Pix e que aquela transação é fraudulenta. Ou seja, deu-se a partir de informações falsas.

Neste momento, há o bloqueio da transação, que fica suspensa por 72 horas de maneira preventiva. A partir daí, então, o seu banco e o do destinatário da transferência analisarão a situação. Caso concluam pela existência de evidências de fraude, você recebe seu dinheiro de volta.

Não deixe de registrar um Boletim de Ocorrência

Além de contatar o seu banco, após cair no golpe do Pix não deixe de fazer um Boletim de Ocorrência. Com isso, você não só registra o golpe do qual foi vítima, mas também permite à polícia investigar criminosos e evitar que eles façam novas vítimas.

Para evitar cair novamente em um golpe do Pix, busque sempre conferir os dados para quem você faz a transferência e entre em contato com o destinatário para garantir que se trata dele mesmo.

Igualmente, informe-se sobre as estratégias que os golpistas estão utilizando. Para isso, não deixe de conferir: Golpe da tabela Pix: entenda como ele funciona e fique atento para se proteger

Outras informações sobre o Pix, outros serviços financeiros e oportunidades para fazer suas finanças renderem você encontra no App do Guia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça