Caixa Econômica tenta penhorar pontos e milhas de devedor mas Justiça impede

10/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Em um caso envolvendo a Caixa Econômica Federal, o TRF da 4ª Região negou a penhora das milhas de um cliente inadimplente. Entenda a decisão.

Publicidade

Em um desdobramento de um caso envolvendo a Caixa Econômica Federal (CEF) e um cliente inadimplente, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, negou o pedido de penhora de pontos/milhas do devedor, que poderiam, hipoteticamente, se transformar em dinheiro. Isso ocorreu no último dia 31 de maio.

A decisão da 12ª Turma do TRF se baseou na falta de legislação específica que regulamente a conversão de pontos e milhas aéreas em dinheiro.

Caixa queria penhorar os pontos/milhas do devedor

O cliente que deve à Caixa Econômica acumula uma dívida de cerca de R$ 59 mil em um empréstimo consignado.

E para recuperar a quantia, o banco alegou que os pontos/milhas acumuladas em programas de fidelidade pelo cliente, teriam, por sua vez, valor financeiro. Desse modo, poderiam ser utilizadas para quitar a dívida.

Fez, assim, a solicitação de penhora, uma vez que não encontrou outros recursos em nome do devedor.

Contudo, o tribunal manteve a decisão de primeira instância, levando em consideração a inexistência de uma legislação clara que estabeleça a conversão das milhas em dinheiro.

Um dos pontos destacados pelo TRF foi a existência de cláusulas de inalienabilidade presentes nos programas de milhagem das companhias aéreas.

Essas cláusulas impossibilitam a conversão das milhas em dinheiro, tornando-as inalienáveis.

Dessa forma, mesmo que as milhas possuam um valor econômico, o tribunal entendeu que elas não podem ser utilizadas para quitar uma dívida.

Regulamentação sobre o tema se faz necessária

Essa decisão do TRF da 4ª Região estabelece um importante precedente no que diz respeito à penhora de milhas de clientes inadimplentes.

Veja ainda:

Ao destacar a falta de legislação específica e as cláusulas de inalienabilidade dos programas de milhagem, o tribunal reforça a necessidade de regulamentação clara sobre o tema.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa